31/10/2023 15:01 | Segurança

Perícia Criminal é destaque em capítulo do livro Superando Desafios em Segurança Pública

Obra literária faz parte do Programa Coruja da SSP e será utilizada como uma ferramenta modelo para todo o país

Ascom / Polícia Científica

O livro Superando Desafios em Segurança Pública: A Inovação como Ferramenta de Transformação em Alagoas foi apresentado nessa segunda-feira (30) para autoridades de órgãos policiais, Justiça, Ministério Público (MP), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dentre outros. O evento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. Trata-se de uma obra literária que servirá de modelo não só para Alagoas, mas para todo o país.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), a obra literária é uma coletânea de capítulos e de trabalhos desenvolvidos por renomados profissionais da segurança pública do Estado. Os textos foram elaborados e construídos a partir da contribuição de vários autores que participaram de um grande campo de estudo, por pesquisas teóricas e experiências práticas vivenciadas no âmbito estadual da segurança pública.

Constantemente, os profissionais da Segurança Pública estão superando desafios e a tecnologia tem sido uma importante aliada no combate à criminalidade. Em Alagoas, ferramentas inovadoras têm ajudado o estado na redução dos índices de violência e outras estão chegando para colaborar ainda mais com os trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança.

Capítulo especial

Entre os capítulos, o quinto foi dedicado especialmente às Perícias Criminais voltadas para o Plano de Defesa de Alagoas em situações de Domínio de Cidades. O conteúdo desse trabalho, 15 páginas no total, teve como autores o perito criminal da Polícia Científica de Alagoas Gerard Deokaran, doutorando do programa de pós-graduação em materiais da Ufal, o perito criminal da Polícia Federal Alexandro Mangueira, e a professora e pesquisadora da Ufal Adriana Ribeiro.

Os dois peritos e a professora que fazem parte do grupo de estudos do Laboratório de Eletroquímica, Polímeros e Ciências Forenses explicaram que esse capítulo do livro propõe procedimentos a serem adotados no Plano de Defesa relativos ao isolamento e preservação do local de crime. Eles abordam também da multidisciplinaridade das Ciências Forenses voltada ao acionamento e realização dos exames periciais que podem ser adotados em locais de Domínio de Cidades.

O conteúdo ainda mostra contribuições das práticas colaborativas entre as forças de Segurança Pública e a Ufal. Entre elas estão a implementação de técnicas inovadoras na detecção de explosivos, revelação de marcas latentes e recuperação de substâncias de interesse forense, com possibilidade de produção de múltiplas provas materiais a partir de objetos tocados.

O trio ressaltou que os estudos apresentados na obra resultam de uma pesquisa teórica cuidadosa e das experiências práticas vivenciadas no âmbito da segurança pública alagoana. Para eles, mergulhar nas páginas deste livro é um convite a uma reflexão profunda sobre como a inovação e o conhecimento podem moldar positivamente as políticas de segurança pública e, assim, impactar diretamente a qualidade de vida dos cidadãos de Alagoas.

Programa Coruja

O livro foi apresentado ao grande público no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, durante a cerimônia de lançamento do Programa Coruja, da Secretaria de Segurança Pública. O projeto foi criado para lidar com a criminalidade, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldada em inovação tecnológica.