12/05/2023 11:31 | SegurançaEducação

Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas inicia cursos laborais e profissionalizantes para 70 reeducandos

Educação e formação profissionais serão realizadas na capital alagoana em parceria com a cogestora NewLife


A instituição prisional também passou a oferecer aos internos cursos de educação à distância

Ascom Seris


Ascom Seris

A Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas em Maceió, iniciou na última segunda-feira (8), as primeiras turmas dos cursos profissionalizantes e oficinas laborais para os reeducandos da unidade prisional.   Vinte internos começaram a atuar na Oficina de Corte e Costura, e mais  20  iniciaram os trabalhos na oficina de Alvenaria.  Os custodiados da unidade prisional também terão a possibilidade de cursar formações de pedreiro, elétrica, hidráulica e serigrafia, por meio do Instituto Mundo Melhor.


 

A Oficina de Corte e Costura terá 120 horas de duração e conta com uma sala laboral equipada com 13 máquinas de costura, na quais os reeducandos irão realizar a produção de  peças de roupas, tendo como  foco a capacitação e desenvolvimento profissional. Além do aprendizado, os internos terão direito a um dia de remição de pena a cada 12 horas cursadas.



 


Já a Oficina de Alvenaria, também com 120 horas de duração, conta com uma infraestrutura ainda maior de aprendizado, composta por tijolos, carrinho de mão, brita, telhas em pvc, madeiras, areia, cimento, pá, enxada, conduíte, colher de pedreiro, pincel de rolo, pincel, lixadeira e tinta. No aprendizado prático, os alunos realizarão reformas e pequenas novas construções dentro da própria unidade penal.


 

No curso, os reeducandos aprenderão sobre trabalho em altura, leitura e interpretação de projetos, segurança do trabalho, execução em alvenaria, instalações prediais em alvenaria, gestão de resíduos e empreendedorismo. Os participantes também terão direito a remição de pena.



Alexsander Batista, gerente geral da NewLife Serviços, responsável pela cogestão e pelo programa de ressocialização da Penitenciária de Segurança Máxima, destaca a importância da oportunidade de  profissionalização para os  reeducandos.



 “A unidade prisional não pode ser o fim da linha para um interno, muito pelo contrário. Nós queremos a ressocialização de todos de maneira efetiva, preparando a pessoa privada de liberdade para retorno à sociedade. Por isso, fornecemos cursos e oficinas profissionalizantes, além de diversos outros projetos inclusivos. Nosso objetivo é ser um trampolim para um retorno positivo à sociedade e ao mercado de trabalho”, afirma.





A instituição prisional também passou a oferecer aos internos cursos de educação à distância, promovidos pelo Instituto Mundo Melhor, entidade sem fins lucrativos com projetos para fomentar o desenvolvimento social.  Inicialmente, foram oferecidos cursos de pedreiro, elétrica, hidráulica e serigrafia.  Cerca de 30 reeducandos iniciaram os primeiros módulos de aprendizagem.



As atividades promovidas na área de educação profissional na Penitenciária de Segurança Máxima reforçam o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo setor de Educação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da oferta da educação formal e profissionalizante, além de projetos de incentivo à leitura e ao esporte.  Atualmente a Seris conta também com projetos voltados para alfabetização de adultos, além da oferta de cursos de qualificação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnica e Emprego (Pronatec).







Sobre a NewLife



 A NewLife Serviços foi criada para atuar na área de cogestão prisional, aplicando tecnologia de ponta na segurança do patrimônio e prestando assistência na segurança de pessoas. Suas metodologias operacionais têm foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima.


A NewLife Serviços tem atuação em todo o território nacional e, hoje, é responsável pela cogestão dos Centros de Detenção Provisória Masculino I e II (CDPMs I e II), em Manaus (AM), da Unidade Penal Regional de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), ambas no Tocantins, da Penitenciária de Segurança Máxima  de Alagoas (PensM), em Maceió, e de 123 unidades prisionais no Paraná (PR).