15/02/2024 11:36 | Tecnologia e Inovação

Pela primeira vez, Alagoas comemora Dia Estadual do Pesquisador Científico

Data foi sancionada pelo governador Paulo Dantas no ano passado e coincide com o aniversário de Nise da Silveira


Nacionalmente, os cientistas são homenageados em 08 de fevereiro

Creative Commons


Naísia Xavier / Ascom Fapeal

Cientistas alagoanos comemoram nesta quinta-feira (15), o Dia Estadual do Pesquisador Científico. A data foi instituída pelo governador Paulo Dantas, em decreto publicado Diário Oficial em 31 de maio de 2023.

 

E há 33 anos, os pesquisadores locais contam com um órgão específico dedicado ao gerenciamento dos recursos voltados às atividades científicas: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

 

A Fapeal apoiou a criação da lei através de parecer favorável quanto à análise de mérito do projeto. Em despacho dirigido ao Núcleo da Procuradoria Geral do Estado junto ao Gabinete Civil, o diretor-presidente da fundação, Fábio Guedes, chamou a atenção, dentre outros, para o fato de que, no dia 15 de fevereiro, nasceram o pai da Ciência Moderna, Galileu Galilei, e a alagoana Nise da Silveira, médica psiquiatra que revolucionou os diagnósticos e tratamentos de doença mental no Brasil, tornando-se uma das cientistas mais importantes da história do país.

 

Fábio Guedes parabenizou toda a comunidade científica e acadêmica no estado. “É uma profissão muito importante para o Brasil, porque contribui com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Durante a pandemia, especialmente, nós vimos a fundamental importância da Ciência nesse problema que assolou a humanidade, e também a importância de grandes pesquisadores, que fizeram a diferença no Brasil e também em Alagoas”.

 

Com recursos da fundação, os pesquisadores atuantes no estado têm apoio financeiro para sua formação, do Ensino Médio ao pós-doutorado, financiamento para a execução dos projetos de pesquisa, para organização de eventos especializados, e para publicações e intercâmbios científicos, dentre outros incentivos.

 

Nacionalmente, os cientistas são homenageados em 08 de fevereiro.