18/04/2023 19:17 | Tecnologia e InovaçãoDesenvolvimento Econômico

Paulo Dantas viaja ao Uruguai para fortalecimento da estratégia digital de Alagoas

Governador vai conhecer modelo exitoso de estratégia e governança desenvolvido no vizinho sul-americano, além de ter reunião com embaixador do Brasil


Edvan Ferreira/Agência Alagoas


Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Entre os dias 20 e 23 deste mês, o governador Paulo Dantas participa em Missão Oficial no Uruguai de uma série de reuniões em busca de ações inovadoras para as áreas da Educação, Telecomunicações e Tecnologia da Informação - já que o país lidera esse tipo de experiência entre os países do Mercosul. Paulo pretende apresentar os avanços já conquistados por Alagoas no atendimento digital ao cidadão.


A agenda está sob coordenação da AGESIC - Agencia de Gobierno Electrónico y Sociedad de la Información y del Conocimiento do Governo do Uruguai, e inclui reuniões com a ANTEL - Administración Nacional de Telecomunicaciones, Ceibal e o acompanhamento de membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes da reunião os secretários que integram a Missão participaram de um encontro com o governador.


Entre as reuniões e palestras programadas também está programado um encontro com o embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, onde serão debatidas ações de cooperação entre o Estado e o país sul-americano.


No encontro na AGESIC, está prevista uma apresentação conduzida por Martcelo Guinovart, sobre “A Estratégia Digital e o Modelo de Governança Digital no Uruguai”, que propõe uma estratégia de transformação digital implantada culturalmente em organizações públicas, com o desenvolvimento de servidores públicos para o governo digital. 


Outra palestra da agenda versa sobre “Dados: Progresso e futuro (dados do cidadão; dados do governo para apoiar políticas públicas)” e terá como palestrantes: Ninoschka Dante e Angie Lecot. 


Participam da Missão no Uruguai as secretárias Luiza Barreiros (Gabinete Civil), Renata Santos (Fazenda) e Samya Suruagy (PGE); e os secretários Gabriel Albino (Planejamento), Vitor Pereira (Governo), Silvio Bulhões (Tecnologia), além do diretor-presidente do ITEC, Christiano Mendonça. Parte dos custos da viagem internacional será paga pelo BID.