05/12/2022 13:55 | Educação

Paulo Dantas debate ampliação do Ensino Médio Integral com Institutos Natura e Sonho Grande

Em Alagoas, 40% das escolas da rede pública são no formato de ensino em tempo integral, o que faz com que o Estado ocupe a 4ª posição no ranking nacional


Pei Fon / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, estiveram reunidos com representantes dos Institutos Sonho Grande e Natura, na manhã desta segunda-feira (5), onde foi apresentado um diagnóstico sobre o Ensino Médio Integral em Alagoas e para traçar metas para os próximos quatro anos. A reunião, que também contou com a participação da secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, já é resultado do Encontro de Altas Lideranças, realizado na Universidade de Oxford, nos dias 24 e 25 de novembro, na Inglaterra.

 

De acordo com a apresentação, 40% das escolas da rede pública estadual são no formato de ensino em tempo integral, o que faz com que Alagoas ocupe a 4ª posição no ranking nacional, ficando atrás apenas da Pernambuco, Paraíba e Ceará. Ainda de acordo com os dados apresentados, os resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhoraram significativamente entre as escolas que possuem ensino integral, em comparação com as de ensino regular.

 

Segundo Paulo Dantas, o Governo de Alagoas vai ampliar os investimentos na área e uma das prioridades é aumentar o número de escolas que ofertem ensino em tempo integral. A meta, segundo ele, é atingir 70% das unidades de ensino até 2025.

 

“A Educação em Alagoas sempre foi tratada como prioridade e, nos últimos anos, investimos bastante na qualidade de ensino. Nossos programas são referências no país, mas ainda temos muito a fazer. Essa parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura vai permitir identificar onde devemos investir, onde devemos melhorar e também onde devemos construir novas escolas para que nossa rede chegue a 70% com ensino em tempo integral. Vamos universalizar a educação em Alagoas”, explicou.

 

Segundo a diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula, o Ensino Médio Integral gera bastantes resultados positivos para os estados que a implantam, tanto na área da educação quanto na social, pois melhora a qualidade de ensino, gera mais oportunidades, mais renda, e diminui os índices de violência.

 

“É comprovado, por meio de estudos, que os alunos que passaram pelo ensino em tempo integral tiveram mais oportunidades de entrar em um curso superior e de ingressar no mercado de trabalho. Também auxilia na redução da violência, pois manter os jovens dentro da escola os afasta da criminalidade”, disse. A diretora do Instituto Natura, Maria Slemenson, também participou da reunião e, juntamente com o Instituto Sonho Grande, irá realizar um levantamento para o Governo de Alagoas que vai auxiliar nos investimentos na educação para os próximos anos.

 

A secretária da Educação, Roseanel Vasconcelos, afirmou que seis novas escolas estão em processo de implantação de EMI e que mais 10 estão na lista de implantação. Ela convocou os diretores a implantarem em suas unidades.

 

“Vamos ampliar a oferta e fazer com que nossos alunos continuem mais tempo na escola. Alagoas investiu, e os resultados estão sendo obtidos. Hoje ocupamos o 4º lugar no ranking e estamos em busca