07/02/2024 13:12 | Desenvolvimento Econômico

Paulo Dantas propõe reestruturação do Porto de Maceió em reunião com o ministro Silvio Costa Filho

Governador defendeu a construção de área para contêineres e afirmou que novo modelo vai ajudar a economia do Estado


Ao lado do ministro Silvio Costa Filho, o governador Paulo Dantas celebrou mais um avanço para investir na estrutura do Porto de Maceió

Edgar Marra - Governo Federal


Wendel Palhares e Rafael Maynart

Em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quarta-feira (07), o governador Paulo Dantas defendeu a reestruturação do Porto de Maceió. A iniciativa visa a construção de uma área específica para contêineres e a ampliação do calado, proporcionando avanços significativos na operação portuária.

Durante o encontro, o governador enfatizou a importância de criar uma estrutura capaz de atrair novos produtos que, atualmente, acabam indo para o Porto de Suape, em Pernambuco.

“Alagoas necessita ampliar a capacidade do Porto de Maceió para que receba mais que  líquidos e granéis e passe a captar novos produtos, tornando-se mais competitivo. Com isso nós fortalecemos a nossa economia, baixamos os custos de produção e de exportação”, destacou.

O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância de avançar na diversificação das operações do porto, saindo dos granéis e líquidos. Ele instou o governo a identificar novas áreas de captação e provocar o avanço do porto alagoano.

“Alagoas tem grande potencial econômico em diversas áreas e sua costa marítima tem as melhores condições para que a capacidade do porto seja ampliada e fortaleça sua economia, elevando o patamar do estado. Solicitei ao governador que encaminhe nas próximas semanas o projeto de ampliação para que o Ministério possa viabilizar o quanto antes”, disse.

O ministro sugeriu ao governador Paulo Dantas que seja assinado, entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de Alagoas, um Termo de Compromisso para sinalizar ao mercado e facilitar a atração de novas empresas.

A Secretária da Fazenda, Renata dos Santos, destacou a necessidade de um espaço dedicado a contêineres para impulsionar o desenvolvimento do estado.

“A limitação atual reflete na economia do estado, influenciando no escoamento e na recepção da produção, que acabam indo para outros portos, elevando os custos. Com a área de contêineres, Alagoas passaria também ter uma capacidade de receber navios com outros tipos de cargas, aumentaria a capacidade e a concorrência”, enfatizou.

O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância de avançar na diversificação das operações do porto, saindo dos granéis líquidos. Ele solicitou do governo que identifique novas áreas de captação com o propósito de provocar o avanço do porto alagoano.

Além da reestruturação do Porto de Maceió, o governador anunciou a conclusão da primeira fase do aeroporto de Maragogi ainda este ano. Os estudos para a requalificação do aeroporto de Penedo também estão em fase final, conforme anunciado durante a reunião, recebendo comemoração do ministro.

Em um próximo passo, ficou acordado que, em março, o ministro Silvio Costa Filho realizará uma visita ao Porto de Maceió e o Aeroporto de Maragogi. Nessa ocasião, serão anunciados os investimentos planejados para o porto.