03/10/2023 14:25 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Paulo Dantas assina edital da construção da ponte que vai ligar Penedo a Neópolis, em Sergipe

Obra será executada pelo DNIT e está orçada em R$ 300 milhões; prazo para conclusão é de 36 meses

Ponte é uma demanda histórica dos dois estados e será fundamental para melhorar o escoamento da produção

Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas assinou nesta terça-feira (3) o edital de licitação para a construção da ponte rodoviária entre Penedo (AL) e Neópolis (SE), na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília.  O documento também foi assinado pelos ministros dos Transportes, Renan Filho, da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, e pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

A ponte atende a uma demanda histórica da população dos dois estados e será fundamental para melhorar o escoamento da produção e para o aumento do fluxo de turistas na região, fortalecendo a economia local. Além disso, a obra irá integrar ainda mais os estados de Sergipe e Alagoas, com a construção de 3,3 km de pavimentação para conexão com a BR-439, fazendo a ligação de Maceió a Aracaju. “Essa obra vai fomentar o desenvolvimento da região do rio São Francisco e conta com todo apoio para que os estados de Sergipe e Alagoas possam alcançar mais projetos dessa magnitude do governo federal”, afirmou o governador Paulo Dantas. “Essa era uma obra que ninguém acreditava que um dia se realizaria, e hoje está sendo concretizada”.

O governador de Alagoas ressaltou a confiança no apoio das bancadas federais de Alagoas e Sergipe para conseguir recursos no orçamento para que a obra seja concluída dentro do prazo e não sofra qualquer tipo de paralisação.  “E se for necessário, nós, dos estados de Alagoas e Sergipe, estaremos prontos a investir recursos para que a obra seja concluída dentro do prazo”, afirmou Paulo Dantas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que espera que a obra seja iniciada ainda no primeiro semestre de 2024.  “O edital de licitação será publicado ainda no mês de outubro e as empresas terão 45 dias para que possam analisar e apresentar suas propostas”, afirmou.  A obra terá um regime diferenciado de licitação, e a empresa vencedora vai ter um prazo de 60 dias para apresentar o projeto executivo da obra. “E a partir da apresentação do projeto de detalhamento da obra, a empresa terá um prazo de seis meses para iniciá-la, o que acreditamos deve acontecer até o primeiro semestre do próximo ano”, detalhou o ministro.

A ponte que vai ligar os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE) terá uma extensão 1.108 metros e largura de 18 metros, com passagem para pedestres e ciclovia. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, a obra está orçada em R$ 300 milhões, com recursos do governo federal, e deve ser executada no prazo de 36 meses.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a importância das obras para integração entre os estados de Alagoas e Sergipe. “Essa obra vai, em primeiro lugar, trazer o desenvolvimento econômico e gerar empregos na região do baixo São Francisco, região com o menor IDH no estado de Sergipe, gerando ainda mais estímulo para o turismo e geração de renda para os moradores da região”, destacou. Ele também agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Renan Calheiros por terem um olhar voltado à melhoria da economia e do desenvolvimento da região Nordeste. “Essa ponte liga o passado e o futuro, e o futuro já começou”, acrescentou o governador.

O ministro Márcio Macedo, afirmou que a assinatura da ordem de serviço é um dia simbólico para os dois estados. Ele lembrou que o governo Lula vem retomando vários projetos voltados aos direitos humanos e à cidadania do povo brasileiro, e agora retoma as obras que ficaram paradas no governo passado com investimentos em infraestrutura, educação e com a retomada das obras do PAC.

O deputado federal Isnaldo Bulhões falou em nome da bancada federal de Alagoas, garantiu que não faltarão esforços dos parlamentares para garantir recursos para que a obra não sofra qualquer tipo de paralisação. “Essa obra será entregue não só para os estados de Alagoas e Sergipe, mas para todo o Nordeste”, afirmou Bulhões.

Também estavam presentes à solenidade os senadores Renan Calheiros e Fernando Farias; os deputados federais Luciano Amaral, Marx Beltrão e Rafael Brito; a secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas; os superintendentes do DNIT em Alagoas, André Paes, e de Sergipe, Halpher Luigi; além de prefeitos da região.