30/08/2023 16:30 | SaúdeEducação

Paulo Dantas lança programa que realiza exames de vista e doa óculos para estudantes da rede estadual

Ao lado do secretário Marcius Beltrão, governador também inaugurou a reforma da Escola Estadual Professor Eduardo Almeida

Lançamento do programa Ver e Aprender

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Enxergar melhor para aprender mais. Foi com esse intuito que o governador Paulo Dantas lançou nesta quarta-feira (30), o programa Ver e Aprender, que tem como objetivo realizar exames oftalmológicos e cirurgias corretivas nos estudantes da rede estadual que apresentarem problemas de visão, além de garantir a entrega de óculos para os alunos. Na oportunidade, ao lado do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, Paulo inaugurou a reforma da escola estadual Professor Eduardo Almeida, no bairro da Garça Torta, em Maceió. O secretário-executivo da Saúde, Igor Monteiro, representou a Secretaria de Saúde (Sesau) no evento.

O Ver e Aprender será executado pelas secretarias de Estado da Saúde e da Educação (Seduc), transformando a realidade dos alunos de toda a rede estadual que possuem dificuldade para enxergar e, muitas vezes, desconhecem o problema. Somente na unidade escolar da Garça Torta, cerca de 160 estudantes foram contemplados.

O governador Paulo Dantas enfatizou que o Ver e Aprender é um programa de Governo, instituído por lei, e tem como um dos objetivos melhorar a saúde dos jovens estudantes e diminuir a evasão escolar.

“O Ver e Aprender agora é oficial e vai transformar a saúde dos nossos jovens e diminuir a evasão escolar com mutirões para diagnósticos oftalmológicos nas escolas estaduais. Hoje entregamos mais de 90 óculos e já temos 200 exames agendados para serem realizados nas próximas semanas. Essa integração entre a Seduc e a Sesau vai beneficiar milhares de alagoanos, que vão enxergar melhor, aprender mais e se prepararem para o futuro”, destacou.

O evento foi realizado na quadra de esportes da escola estadual Professor Eduardo Almeida, que foi totalmente reformada. A unidade atende mais de 600 alunos, com uma quadra poliesportiva, pátio coberto, 7 salas de aula, sala de recursos, refeitório e climatização para o conforto e segurança dos alunos e professores. Mais de R$1,6 milhão foram investidos na reforma.

O secretário Marcius Beltrão afirmou que Alagoas está passando por uma transformação na educação, melhorando a qualidade de ensino e oferecendo melhores condições de aprendizado.

“Inauguramos a reforma desta escola que está linda, confortável, com todas as condições para que os estudantes tenham um ensino de qualidade. Também lançamos o Ver e Aprender, que vai auxiliar os jovens que possuem algum problema de visão a realizar exames e ganhar óculos, podendo até realizar cirurgias corretivas. O Governo de Alagoas dá mais um importante passo no sentido de acolher cada vez melhor os nossos estudantes, para que todos, sem exceção, tenham a perspectiva de um futuro promissor por meio de uma educação de qualidade”, concluiu.

Os médicos que vão compor o programa serão responsáveis por realizar os exames e, havendo necessidade, prescrever o tratamento para cada caso, de forma individual. O cronograma de exames será divulgado pelo Governo do Estado, ocorrendo no próprio ambiente escolar, com estrutura previamente montada pela Sesau. As solicitações serão inseridas no sistema de saúde de marcação de exames, para que seja feito o agendamento e posterior comunicação aos pais ou responsáveis pelo aluno. Também participaram do evento a secretária Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Paula Dantas (Primeira Infância), os deputados Silvio Camelo, Alexandre Ayres e Dudu Ronalsa, e o vereador por Maceió, Joãozinho, além do prefeito de Batalha, Wagney Dantas.