29/09/2023 19:56 | EducaçãoAgriculturaDesenvolvimento Social

Paulo Dantas lança Programa Leite do Coração para beneficiar mais de 160 mil estudantes da rede estadual

Semanalmente serão entregues dois litros para cada estudante; projeto já vinha tendo resultados positivos em modelo piloto

Edvan Ferreira/Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Com mais de 160 mil estudantes beneficiados, o governador Paulo Dantas lançou nesta sexta-feira (29), o Programa Leite do Coração. O objetivo é incrementar nutricionalmente a alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino, que passam a receber 2 litros de leite por semana. O lançamento ocorreu durante a 40ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha. O programa é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Agricultura (Seagri).

O Programa Leite do Coração será dividido em duas etapas, sendo a primeira alcançando 70 mil estudantes e a segunda com mais 96 mil estudantes, abrangendo os 102 municípios. Desde julho, o programa já era executado de forma piloto em nove escolas estaduais do Vergel e Ponta Grossa, em Maceió, e o sucesso desta experiência fez com que o Estado decidisse expandi-la para outras unidades de ensino.

Paulo enfatizou a importância do programa que reúne muitos benefícios para a população e para o estado, fortalecendo a educação, a economia, fomentando a Bacia Leiteira e promovendo mais saúde para os estudantes. “Este programa tem uma proposta muito importante de combate à insegurança alimentar e também do abandono escolar, somando-se ao Cartão Escola 10 como um instrumento que fortalece a permanência do estudante na escola. Também fomentamos a agricultura familiar, compramos do pequeno produtor e distribuímos o leite entre os estudantes. Uma cadeia forte é criada pra gerar empregos e renda”, destacou.

INVESTIMENTO
Para o secretário Marcius Beltrão (Educação), o programa reforça o investimento na formação integral dos estudantes. “Muitos dos nossos alunos fazem até cinco refeições diárias na própria escola, em razão do Programa Alagoano de Ensino Integral. E um aluno bem alimentado tem uma maior condição de desenvolver todo o seu potencial. Agora, com o Programa Leite do Coração, o Governo de Alagoas promove a segurança alimentar e, portanto, fortalece o direito à alimentação de qualidade”, avaliou.

A secretária Carla Dantas (Agricultura) relembrou que o Programa Leite do Coração integra o Programa de Aquisição de Alimentos focado no Leite (PAA Leite) e, assim, contribui para uma alimentação mais nutritiva para os estudantes, além de beneficiar os pequenos produtores de leite do estado, fortalecimento o cooperativismo, a economia e a distribuição de renda.

“Alagoas tem dado exemplo para o Brasil de investimentos na aquisição de alimentos para a educação e o fortalecimento da economia, adquirindo produtos de pequenos produtores, gerando empregos e renda. O programa também vai beneficiar, direta e indiretamente, produtores rurais ligados às cooperativas fornecedoras do nutriente, fomentando a agricultura familiar e, por conseguinte, a geração de emprego e renda no campo”, destacou.

DINÂMICA

O Leite do Coração será executado pelas Seduc e Seagri alcançando o combate à evasão escolar em todo o estado. Ao todo, foram adquiridos 350 freezers para o armazenamento do leite, perfazendo um investimento de R$ 1,2 milhão. Eles, inclusive, já estão sendo distribuídos nas unidades de ensino, cujos gestores ficarão responsáveis pela entrega do alimento.

O programa vai contemplar todas as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) começando, nesta primeira fase, por Maceió, Arapiraca, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, São José da Tapera, Palestina, Batalha e Belo Monte.

O lançamento contou com a presença da primeira-dama Marina Dantas, o senador Renan Caheiros, o prefeito de Batalha, Wagney Dantas, as secretárias Paula Dantas (Primeira Infância), Kátia Born (Desenvolvimento Social), Renata dos Santos (Fazenda); os secretários Vitor Pereira (Governo), Diogo Teixeira (Inclusão Social), Arthur Albuquerque (Trabalho), o deputado federal Isnaldo Bulhões, os deputados estaduais Dudu Ronalsa, Remi Calheiros, Francisco Tenório, secretário executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, além de prefeitos e demais autoridades do estado.