04/05/2023 13:18 | Governo de Alagoas

Paulo Dantas inaugura revitalização da Praça Floriano Peixoto

Coordenada pelo Gabinete Civil, a obra foi orçada em R$ 3,75 milhões e passou por uma ampla recuperação, resgatando a importância histórica e arquitetônica do equipamento público

Governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta quinta-feira (04), a revitalização da Praça Floriano Peixoto

Marco Antônio

Rafael Maynart

Dando continuidade às ações de revitalização dos prédios históricos, o governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta quinta-feira (04), a revitalização da Praça Floriano Peixoto, popularmente conhecida como “Praça dos Martírios”. Recuperado pelo Governo do Estado, o equipamento é um símbolo arquitetônico, turístico e histórico da capital alagoana.

Coordenada pelo Gabinete Civil, a obra foi orçada em R$ 3,75 milhões e passou por uma ampla recuperação, resgatando a importância histórica e arquitetônica da praça. Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo.

O governador Paulo Dantas lembrou que um de seus principais desejos enquanto chefe do executivo era revitalizar a praça e demais prédios do Centro para valorizar ainda mais a história do estado e de Maceió.

“Sempre que passei por essa praça pensava em como fazer para que ela voltasse a ter ‘vida’, voltasse a ser utilizada pela população como área de lazer, de história. Quando a Luiza [Barreiros, ex-secretária do Gabinete Civil] me falou desse projeto, dei o aval para que a obra fosse iniciada o quanto antes. E agora vendo ela pronta me sinto realizado, porque não é apenas a valorização da nossa história, mas também da nossa cultura e o fortalecimento do turismo”, disse.

Um dos pontos altos da obra foi a recuperação da fonte luminosa, que voltará a abrilhantar o espaço. A revitalização contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder” – uma referência ao antigo Palácio de Governo –, como também reforça o marco de centralidade turística de Maceió.

“A revitalização da Praça Floriano Peixoto valoriza a região central de Maceió, fortalecendo o turismo da capital e devolvendo à população alagoana e aos visitantes um dos espaços de grande relevância cultural e histórica. A obra melhora a acessibilidade e também dá mais visibilidade ao patrimônio arquitetônico, ressaltando especialmente o Museu Palácio Floriano Peixoto, antiga sede do Governo de Alagoas, e a Igreja Bom Jesus dos Martírios, um dos belos exemplares da arquitetura religiosa em Alagoas”, afirmou a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos.

Os ex-secretários do Gabinete Civil Luiza Barreiros e Fábio Farias também participaram da solenidade. Em seu discurso, Luiza lembrou do pedido que Fábio fez ao passar o comando da pasta para ela no início da primeira gestão de Paulo Dantas à frente do Governo de Alagoas.

“Assim que assumi a pasta, fiz questão de me reunir com o Fábio para que ele me passasse algumas considerações, e uma delas foi ter como prioridade a execução da obra, pois o processo teria sido iniciado ainda na gestão do ex-governador Renan Filho. De pronto tomei a obra como minha, até porque tenho um carinho enorme pelo Palácio Floriano Peixoto, pois o arquiteto é meu tataravô, Luiz Lucariny. Hoje, vendo ela toda pronta me enche de alegria, e meu desejo é que ela tenha ‘vida’. Que vejamos apresentações culturais, que as famílias ocupem como área de lazer. Quero trazer minha neta para brincar aqui”, ressaltou.

Praça Floriano Peixoto oferta novos atrativos

Outros atrativos implantados na praça são a acessibilidade, que ganhou rampas com piso tátil, novos bancos revestidos de concreto de granito e no piso, que foi todo trocado para granilite bruto. Outra novidade é o revestimento nas arquibancadas, toda em granito, além do novo paisagismo com a criação de canteiros.

A praça também contempla o meio ambiente, com a implantação de cinco novas palmeiras imperiais, uma nova banca de revista, um novo abrigo de ônibus com sinalização e espaço para publicidade em oito painéis, sendo dois nas laterais com informações gerais para a população.

A Floriano Peixoto também ganha três novos quiosques de alimentação e bicicletários, todos revestidos em inox. As lixeiras também foram todas revestidas com aço inox e nova iluminação 100% em LED.

O evento também contou com a participação da primeira-dama Marina Dantas, a deputada estadual Fátima Canuto, os deputados Silvio Camelo, Léo Loureiro, Dudu Ronalsa, Galba Novaes, Dr. Wanderley e André Silva, as secretárias Bárbara Braga (Turismo), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência), Mellina Freitas (Cultura), Paula Dantas (Primeira Infância), Carla Dantas (Agricultura) e Poliana Santana (Governança), os secretários Joaldo Cavalcante (Comunicação), Mozart Amaral (Desenvolvimento Urbano), Diogo Teixeira (Inclusão Social), Kátia Born (Desenvolvimento Social), Samya Suruagy (Procuradora-Geral do Estado), Adriana Araújo (Controladoria), os vereadores por Maceió, Antônio Hollanda, Brivaldo Marques, Cau Moreira e Aldo Loureiro, além de demais autoridades.