15/01/2024 15:04 | EducaçãoPrimeira Infância

Paulo Dantas inaugura Creche Cria na Grota do Cigano, um marco histórico para a Educação Infantil de Maceió

Unidade deveria ser gerida pela Prefeitura, mas diante da recusa, a Seduc vai assumir a creche

Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Um marco histórico para Alagoas. O governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta segunda-feira (15) a Creche Cria da Grota do Cigano. Essa é a primeira unidade sob gestão exclusiva do Estado, devido à recusa da Prefeitura de Maceió em administrar a creche. A unidade vai atender 200 crianças e gerar 50 empregos diretos.

A Creche, pronta há mais de um ano, representa um esforço do Governo do Estado, que, mesmo diante da não resposta da Prefeitura de Maceió, decidiu realizar um feito inédito em Alagoas: administrar o ensino infantil, que constitucionalmente é dever dos gestores municipais. A capital alagoana possui ainda mais duas unidades no bairro do Benedito Bentes, que devem ser inauguradas nos próximos meses.

Ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o governador Paulo Dantas afirmou que o Estado tem preenchido várias lacunas deixadas pela prefeitura da capital, e vem realizando transformações por toda cidade. A Creche Cria da Grota do Cigano é, inclusive, mais um instrumento transformador para uma das comunidades mais carentes de Maceió.

“Trouxemos o Vida Nova nas Grotas, construímos o Parque Linear, um dos maiores do Brasil, com áreas de lazer e esportes, e agora a Creche Cria. Temos, por toda a capital, obras que estão transformando a realidade dos maceioenses. Eu quero fazer um trabalho conjunto com o prefeito de Maceió, porque é meu dever constitucional, mas se ele não quer deixar as questões políticas de lado, o Governo de Alagoas vai ocupar esses espaços e vamos fazer muito mais por Maceió e por toda Alagoas”, disse.

Conforme dados do Censo Escolar de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maceió tem 36.982 crianças de 0 a 3 anos de idade, mas apenas 3.473 estão matriculados. Na pré-escola – crianças com idade entre 4 e 5 anos de idade – existem 29.108 crianças. Desse total, 6.817 estão matriculadas.

O deputado federal Rafael Brito, durante seu discurso, apresentou ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde 2021, oferecendo as 3 unidades já existentes e mais 15 para serem construídas, mas o retorno somente ocorreu após 1 ano.

“Enquanto estava à frente da Secretaria de Educação, busquei ao máximo que a Prefeitura de Maceió abraçasse o projeto, assim como o ex-prefeito e atual secretário Rui Palmeira fez à época em que estava à frente do executivo municipal. Mandei ofícios e só tive resposta um ano depois. Em primeiro momento eles aceitaram, mas depois não responderam mais os nossos contatos, não compareceram nas reuniões marcadas. Então restou ao governador Paulo Dantas realizar esse feito inédito e determinar que a Seduc assumisse a gestão das Creches Cria de Maceió, porque a primeira infância sempre foi prioridade do Governo de Alagoas”, destacou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou que esta é a 52ª Creche Cria entregue pelo Governo de Alagoas, sendo 50 entregues ao longo do ano de 2023. Segundo ele, este número é maior que qualquer outro estado ou município, e também o Governo Federal.

“Já são 52 creches entregues em todo o estado e em 51 delas a prefeitura assumia a gestão das unidades, porque, mesmo aqueles opositores politicamente, sabem da importância que é um equipamento desse. O Estado recebe a doação do terreno, realiza toda a construção, deixa a unidade toda equipada com móveis, ventiladores, ar-condicionado e a prefeitura tem apenas a obrigação de realizar a matrícula e contratar os servidores. São 50 empregos diretos, 200 crianças sendo atendidas. Somente aqueles que não tem compromisso com a população rejeitariam um projeto desse. Iniciamos esse Programa em minha gestão à frente do Governo de Alagoas, mas foi Paulo Dantas que realizou a entrega da maioria absoluta das creches e está transformando a vida de milhares de crianças e de pais e mães, que podem trabalhar tranquilamente sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, afirmou.

Até o final de 2026, o Estado planeja construir 200 Creches Cria com recursos próprios, além de fornecer suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência. A unidade na Grota do Cigano recebe o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, em homenagem à dedicada professora da rede estadual que faleceu em 2021 devido à Covid-19.

A secretária Roseane Vasconcelos lembrou que o foco do Estado é contribuir para alcançar a meta do Programa Nacional de Educação (PNE), ou seja, universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade, e ampliar a oferta nas creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos de idade.

“A primeira infância é prioridade do governador Paulo Dantas e não poderíamos ficar de braços cruzados e prejudicar o desenvolvimento de dezenas de crianças e a dinâmica de várias mães e pais. Diante do impasse, o Estado vai operacionalizar a unidade”, explicou.

Também participaram do evento o vice-governador Ronaldo Lessa, o deputado federal Paulão, os deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, os vereadores por Maceió Kelmann Vieira, Joãozinho, Aldo Loureiro, além dos secretários de estado.