23/05/2022 14:40 | ServiçosAssistência Social

Paulo Dantas inaugura Centro de Formação que vai beneficiar mais de 3 mil pessoas no Vergel do Lago

Espaço é fruto de Termo de Fomento firmado entre a Seades e a Comunidade Espírita Nosso Lar

Centro de Formação e Inclusão Social Irmã Blandina foi inaugurado nesta segunda-feira

Marco Antônio

Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Manuella Farias, inauguraram, nesta segunda-feira (23), o Centro de Formação e Inclusão Social Irmã Blandina, no bairro do Vergel, em Maceió. O local irá proporcionar de forma positiva e igualitária o fortalecimento do vínculo familiar e o desenvolvimento das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade Sururu de Capote.

Paulo Dantas destacou a importância de parcerias firmadas com instituições para proporcionar a inclusão social nas comunidades carentes. O Centro é fruto da assinatura do Termo de Fomento, firmado entre o Governo de Alagoas – por meio da Seades - e a Comunidade Espírita Nosso Lar.

“São essas parcerias que fortalecem o trabalho de inclusão social nas comunidades em situação de vulnerabilidade no Estado. As mais de 3 mil pessoas que passarão a ser atendidas terão vários serviços sociais à disposição, inclusive cursos preparatórios para o Enem e também cursos técnicos profissionalizantes, para aqueles que buscam novas fontes de renda”, destacou.

O Centro de Formação deve atender, aproximadamente, 600 famílias, o que corresponde a mais de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, que residem na comunidade Sururu de Capote. Serão assistidas crianças na primeira infância, adolescentes e os pais do público infantil-juvenil, que receberão capacitação profissional no local.

A secretária Manuelle Farias ressaltou que a obra foi realizada com investimentos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecop), gerando cerca de 50 empregos diretos.

“Foram investidos mais de R$ 2 milhões nesta obra, com a geração de 50 empregos diretos. E todos os profissionais contratados residem aqui na região. É um espaço que vai ofertar inúmeras oportunidades para as famílias da comunidade Sururu de Capote, levando mais desenvolvimento social, mais inclusão e assistência para quem mais precisa”, disse a secretária.

O diretor-presidente da Comunidade Espírita Nosso Lar, Vyctor José, instituição que administrará o Centro de Formação, agradeceu o apoio do Governo de Alagoas, acrescentando que a instituição buscará ofertar o melhor para os moradores da região.

“Essa parceria com o Governo de Alagoas só traz benefícios para a nossa comunidade. O acolhimento que essas famílias terão será importante para o desenvolvimento espiritual de cada uma delas”, disse.

Estrutura do Centro

O Centro de Formação e Inclusão Social Irmã Blandina conta com 13 salas de aula, biblioteca, jardim e espaço de convivência. O local conta ainda com três pavimentos, reaproveitamento de água pluvial e captação de energia solar. Toda a sua mureta é feita por mil blocos compostos da mistura de cascas de sururu e cimento, uma referência à cultura da região.

O espaço acolhe crianças na creche de até três anos de idade em tempo integral garantindo a alimentação de café da manhã, almoço, lanches e jantar enquanto suas mães estão trabalhando. A previsão é de atender crianças de até 10 anos.

O espaço oferta ainda cursos de Inglês, esporte, estudos preparatórios para o Enem, evangelização, acompanhamento de saúde, cursos para gestantes, além de atendimentos odontológico, psicológico e psiquiátrico. A população também é assistida com cestas básicas doadas por voluntários e distribuição diária de sopa para pessoas em situação de rua. Hoje, sete idosos são acolhidos permanentemente pela instituição.

A inauguração do Centro de Formação Irmã Blandina contou também com a presença do desembargador Tutmés Airan; do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto;  do deputado federal Severino Pessoa; da vereadora de Maceió Gaby Ronalsa; da ex-secretária da Seades, Fabiana Pessoa, e do ex-secretário de Educação, Rafael Brito.