11/12/2023 17:24 | InfraestruturaGoverno de Alagoas

Paulo Dantas garante realocação de moradores dos Flexais, Bom Parto e demais regiões afetadas pela Braskem

Governador leu a Carta Alagoas e afirmou que a mineradora não ficará impune ao crime que cometeu

Paulo Dantas leu a Carta de Alagoas, garantindo a inclusão dos bairros e demais regiões no acordo com a mineradora

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na tarde desta segunda-feira (11), de um encontro com moradores dos bairros Bom Parto, Flexais e Vila Saem e das ruas Santa Luzia e Marquês de Abrantes, que ainda não haviam sido incluídos na zona de risco do desastre ambiental causado pela mineração da Braskem. Na oportunidade, Paulo leu a Carta de Alagoas, na qual garante que os bairros e demais regiões serão incluídos no acordo com a mineradora.

Paulo Dantas destacou que a medida para garantir a reintegração das vítimas já foi tomada pelo Estado e que, na reunião realizada pela manhã no Palácio República dos Palmares, a Prefeitura de Maceió garantiu que vai peticionar concordando com a ação civil pública da Defensoria Pública do Estado para que os bairros Bom Parto, Flexais e Vila Saem, e ruas Santa Luzia e Marquês de Abrantes sejam incluídos como áreas afetadas e seus moradores sejam reintegrados e devidamente indenizados pela Braskem.

"Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com os moradores desses bairros. Eles serão realocados para áreas seguras, com infraestrutura adequada e condições dignas de moradia. A Braskem não vai sair impune e tenham certeza que não descansaremos até que todos estejam seguros e indenizados. Seguiremos lado a lado das vítimas afetadas de forma direta ou indireta, e reforçamos mais uma vez que estamos monitorando todos os impactos do crime da Braskem", afirmou o governador.

Representantes dos moradores puderam expor suas opiniões acerca do crime ambiental, e pediram o apoio do Governo de Alagoas para que eles não sejam esquecidos. Eles pediram ainda maior apoio do efetivo policial e melhorias na infraestrutura local, pois não há mais casas lotéricas, farmácias, mercados, e até a mobilidade urbana está precária.

“Governador, só o senhor pode nos ajudar, porque estamos isolados do restante da cidade. Falaram que iam revitalizar o nosso bairro, mas pergunto: revitalizar o quê, porque as escolas municipais foram retiradas daqui, os postos de saúde, o nosso mercado. Não temos acesso a quase nada. Aplicativos não reconhecem a área em seus mapas. Estamos cada vez mais isolados e dependentes do poder público”, afirmou o representante da localidade Quebradas, Cícero Batata.

Os moradores presentes no encontro agradeceram o apoio do Governo do Estado e manifestaram sua confiança de que a situação será resolvida de forma justa e satisfatória. "Estamos muito felizes com a notícia da realocação. É uma resposta que esperávamos há muito tempo", disse o morador do bairro Bom Parto, José da Silva.

O Governo de Alagoas reforça que monitora os impactos do colapso da mina 18, em Maceió, e que até então não foi constatado dano à vida. Também participaram do encontro o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés, as secretárias Kátia Born (Desenvolvimento Social), Lydia Poliana (Esportes) e Renata dos Santos (Fazenda), Gustavo Pontes (Saúde), Gustavo Lopes (IMA), os deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Remi Calheiros e Silvio Camelo, a vereadora Teca Nelma e o vereador Joãozinho, além de lideranças comunitárias.