03/02/2023 16:27 | Assistência Social

Paulo Dantas entrega 29ª Creche Cria em Olivença

Governador anuncia diversas obras que beneficiam população no 64° aniversário de emancipação do município

Creche vai beneficiar 200 crianças de 0 a 3 anos, em regime integral, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade

Felipe Brasil / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

"A gente volta ao Sertão para entregar trabalho, com muito entusiasmo e motivação", afirmou o governador Paulo Dantas, durante a inauguração da 29ª Creche Cria, no município de Olivença, nesta sexta-feira (3). O equipamento vai beneficiar 200 crianças de 0 a 3 anos, em regime integral, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, com investimentos do Tesouro Estadual no valor R$ 4, 5 milhões.

"O Programa Cria tem sido um modelo para o país; vamos entregar mais 171 Creches Cria, para completar as 200 que nos comprometemos a fazer no nosso governo", assegurou o governador.

Durante a visita a Olivença, Paulo destacou, entre as várias obras em execução no município, a construção da rodovia que liga Olivença a AL-220, que já está quase 60% concluída. "São 17,5 km de estrada, com investimentos de mais de R$ 40 milhões", informou.

Durante a inauguração da Creche Cria, foram entregues ainda 50 enxovais para mãe gestantes de Olivença, beneficiadas pelo Programa Cria.

Prestes a ter o primeiro filho, que receberá o nome de Enzo Gabriel, Gerisvania Silva Sena, 29 anos, foi uma das contempladas com o enxoval Cria. "Terei meu filho em maio, e receber esse enxoval vai ser uma grande ajuda", revelou, ao lado de outras novas mães inscritas no Programa Cria.

Cisternas

O governador, o prefeito de Olivença, Jó Dionísio, e a secretária de Estado de Agricultura, Carla Dantas, também assinaram a ordem de serviço para a construção de 296 cisternas no município. Na ocasião, foi realizada a entrega de um carro-pipa do Programa Fortalece Alagoas.

Segundo a secretária Carla Dantas, a construção de cisternas faz parte do programa de universalização da água, que vai contemplar 18 municípios do Semiárido alagoano afetados pela estiagem prolongada. A secretária de Agricultura disse que já estão assegurados recursos na ordem de R$ 20 milhões para a compra de sementes a serem distribuídas com pequenos agricultores em todo o Estado.

"Como Olivença é um grande produtor agrícola, vamos trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, para que a produção desses pequenos agricultores possa ser incluída no cardápio da merenda escolar local", acentuou Carla Dantas.

"É muito importante para nós recebermos um equipamento como a Creche Cria, porque o município, por si só, não teria condições financeiras de concretizar esse sonho para nossas crianças", enfatizou o prefeito Jó. "É um presente receber essa creche no aniversário de 64 anos de Olivença, um equipamento importante para as famílias, mães que trabalham, para oferecer uma educação de qualidade as nossas crianças", acrescentou.

O prefeito destacou outras obras importantes que estão sendo executadas pelo Governo do Estado no município, como o Programa Minha Cidade Linda, com quase 80% das obras concluídas, e a pavimentação da rodovia que liga o município à AL-220. "O Programa Cidade Linda é muito importante, porque leva saúde à população, porque, com a falta de calçamento muitas pessoas sofriam de problemas respiratórios", afirmou Jó, ressaltando também a importância da entrega do carro-pipa para auxiliar no abastecimento de água da cidade, que passa longo período de estiagem, e sofre com a suspensão do programa de distribuição de água por carros-pipa do governo federal.

Outra obra apontada como essencial para o município é a construção da rodovia que liga Olivença à AL-220. "Essa rodovia vai trazer Olivença de volta ao mapa de Alagoas, porque, além de encurtar distância, vai se transformar em rota obrigatória de quem vem à região, gerando mais renda para o município".

A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, falou da integração do Programa Cria com outros setores, como a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, entidades da sociedade civil e outras secretarias. "Onde houver uma Creche Cria queremos esses setores estejam presentes, a exemplo da Secretaria de Agricultura, que poderá ajudar o nosso programa de nutrição a trabalhar com os pequenos agricultores familiares e contribuir na alimentação das nossas crianças", enfatizou Paula.

O secretário de Educação, Marcius Beltrão, pontuou a soma de esforços para promover as ações do Cria, que transformam a vida das pessoas e contribuem para o fortalecimento da educação de base. O secretário anunciou ainda a construção de um Ginásio de Esportes na Escola Estadual Desembargador Augusto em Olivença.

Marcela Sousa Silva, mãe da pequena Heloísa Sofis, foi conhecer a estrutura da nova Creche Cria de Olivença e ficou encantada com o que viu. Apesar de a filha já estar matriculada em outra creche municipal, ela destacou a importância da inauguração de mais uma creche. "Vai permitir a distribuição melhor das crianças, uma vez que a outra tem um grande número de alunos", explicou. Ela acha importante a creche para o desenvolvimento das crianças.  "Quando ela for para outra escola, com certeza, já irá mais desenvolvida e com mais conhecimento", finalizou.

Também estiveram presente à solenidade em Olivença, a primeira-dama do Estado, Marina Silva; a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; além de prefeitos da região, vereadores e moradores.