29/04/2023 07:07 | InstitucionalGestão e Finanças

Paulo Dantas defende a criação do IVA durante reunião sobre Reforma Tributária

Imposto de Valor Agregado foi um dos temas da reunião de governadores do Consórcio do Nordeste

Reunião aconteceu em João Pessoa, na Paraíba

Pei Fon

Rafael Maynart - Agência Alagoas

Durante a reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira (28), em João Pessoa, na Paraíba, o governador Paulo Dantas defendeu a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA) na Reforma Tributária que tramita na Câmara dos Deputados. A reunião teve como objetivo que governadores e parlamentares discutissem pontos importantes da reforma que influenciam diretamente na arrecadação dos estados. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira, do relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro, e do coordenador do Grupo de Trabalho, Reginaldo Lopes.

“Hoje debatemos temas importantes para os nossos estados e Região, como a Reforma Tributária e o Arcabouço Fiscal. Inclusive, o presidente Arthur Lira garantiu que nos próximos 15 dias será pautado o arcabouço e ainda no primeiro semestre será pautada a reforma tributária. Dentre o que foi discutido, defendo o IVA Nacional, que é um imposto único para a união, estados e municípios. A Câmara demonstrou interesse em debater a reforma por entender que é o melhor para o país”, disse.

A agenda também contou com debates de pautas como a questão da legislação das energias renováveis, a assinatura de protocolos junto com o Ministério do Desenvolvimento Social para o fortalecimento do o programa de cisternas no Nordeste, e a discussão sobre um protocolo assinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além de uma apresentação institucional pelo Banco do Brasil.

Também acompanharam o governador a primeira-dama Marina Dantas, a secretária Renata Santos (Fazenda) e o secretário Gabriel Albino (Planejamento).