16/10/2023 17:01 | SaúdeDesenvolvimento Humano

Paulo Dantas assina decreto que zera impostos para absorventes íntimos

Ao lado da deputada Tabata Amaral e do prefeito João Campos, governador defende política de combate à pobreza menstrual

Governador enfatizou que seu trabalho busca fortalecimento da área social em toda Alagoas

Marco Antônio/Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

Em solenidade que contou com a presença da deputada federal por São Paulo, Tábata Amaral, e do prefeito de Recife, João Campos, o governador Paulo Dantas assinou o decreto que zera os impostos de itens de higiene feminina para compras públicas, em especial absorventes íntimos, coletores, tampões, entre outros. A ação visa combater a pobreza menstrual, reduzindo os custos para a aquisição desses itens por órgãos públicos federais, estaduais e municipais, facilitando o acesso dos produtos para mulheres de baixa renda.

O encontro antecedeu a homenagem à memória do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que nesta segunda-feira se tornou cidadão alagoano. De acordo com o governador Paulo Dantas, com o decreto os órgãos da administração pública poderão adquirir os produtos com 25% a menos a partir de agora, gerando uma economia significativa nos custos, como também possibilitando a ampliação de programas de combate à pobreza menstrual.

Paulo destacou que em Alagoas já é realizado o programa “Meu Ciclo na Escola”, de autoria da deputada estadual Cibele Moura, onde o Governo do Estado distribui para estudantes da rede estadual kits de higiene íntima. A ação foi inspirada no Projeto de Lei da deputada Tábata Amaral, aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021.

"Nossa missão é garantir que nenhuma mulher tenha que escolher entre produtos de higiene pessoal e outras necessidades básicas. A menstruação é uma parte natural da vida, e ninguém deveria sofrer com a falta de acesso a produtos adequados. A igualdade de direitos e oportunidades entre pobres e ricos era uma bandeira defendida por Eduardo Campos", disse. O pernambucano faleceu em 2014 vítima de um acidente aéreo em São Paulo.

A deputada Tábata Amaral enalteceu a ação do Governo de Alagoas por promover a dignidade menstrual para as jovens alagoanas e por ver que o Estado tem dado atenção especial às causas importantes e sensíveis da sociedade. “Estou muito feliz em que a política de combate à pobreza menstrual em Alagoas alcança outros patamares e até inspira outros estados brasileiros. Que o filho do rico e do pobre tenha as mesmas oportunidades, o que era o sonho de Eduardo Campos. Estou entusiasmada e feliz, pois temos muito trabalho para fazermos juntos”, elogiou.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O prefeito de Recife, João Campos, enfatizou o fato de Alagoas e Pernambuco, e os demais estados do Nordeste estarem impulsionando o desenvolvimento do Brasil, e destacou que no passado os estados eram um só, e essa ligação se fortaleceu ao longo dos anos e que com a união de esforços é possível construir um futuro melhor para o país.

“Somos estados irmãos e sempre caminhamos juntos em grandes lutas pelo nosso Brasil. Eu tenho certeza que onde meu pai estiver, ele está muito feliz e que bom que o Nordeste está valorizando o Nordeste. A gente precisa disso sempre e a gente nunca pode admitir nenhuma divisão entre a gente porque ainda tem muita coisa para superar e para enfrentar e a gente tem que dar esse grito não só para Pernambuco e para Alagoas, mas pelo Nordeste inteiro”, enfatizou João.

Também prestigiaram o encontro a primeira-dama Marina Dantas, o deputado federal por Pernambuco, Pedro Campos, a viúva e o filho mais novo de Eduardo Campos, Renata Campos e Miguel Campos, o deputado federal Rafael Brito, a deputada estadual Cibele Moura, o deputado Inácio Loiola, as secretárias Paula Dantas (Primeira Infância), Roseane Vasconcelos (Educação), Caroline Balbino (Relações Internacionais), Melina Freitas (Cultura), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Bárbara Braga (Turismo) e Kátia Born (Desenvolvimento Social); os secretários Joaldo Cavalcante (Comunicação) e Silvio Bulhões (Ciência e Tecnologia), o prefeito de Piranhas, Thiago Freitas, e o prefeito de Major Isidoro, Theobaldo Cintra.