13/03/2023 12:41 | InstitucionalGestão e Finanças

Paulo Dantas faz mudanças na equipe econômica do Estado

Renata dos Santos vai assumir a Secretaria da Fazenda e Gabriel Albino será o novo secretário de Planejamento


Durante o período em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda, George Santoro mudou a realidade econômica do Estado.

Pei Fon / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

Em coletiva na manhã desta segunda-feira (13), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou a economista Renata dos Santos como nova secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), no lugar de George Santoro, que aceitou uma nova missão em Brasília. Renata dos Santos estava como secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e antes, por seis anos, foi secretária especial do Tesouro. Na Seplag, assume o atual secretário especial da pasta, Gabriel Albino, que tem ampla experiência na administração pública, inclusive na área de finanças.


O governador Paulo Dantas elogiou o desempenho da equipe de Santoro e garantiu que está tranquilo com as trocas, assegurando que a política fiscal do Estado continuará a mesma. “Ele fez um excelente e extraordinário trabalho. E eu sou extremamente grato pelo que fez, a transformação na equipe econômica, sempre alinhada com os servidores. George cumpriu uma missão importante na Sefaz e completou um ciclo que trouxe equilíbrio fiscal, tornando o Estado que mais investe com recursos próprios, reduzindo a dívida pública e valorizando os servidores”, declarou Paulo Dantas.


Durante o período em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda, George Santoro mudou a realidade econômica do Estado. A Dívida Consolidada Líquida de 167% foi reduzida para 54,9%, o que proporcionou ao Estado ter mais recursos em caixa, possibilitando mais investimentos, realização de concursos e reajustes salariais.


Ainda de acordo com o governador, a nova secretária da Fazenda, Renata dos Santos, teve um papel importante durante sua primeira passagem pela Sefaz - entre 2015 e 2022, como Secretária Executiva do Tesouro Estadual - e, posteriormente como Secretária da Seplag, onde foi responsável pela modernização da gestão fiscal e reestruturação do Estado, coordenando a execução da Lei Delegada. Para o lugar de Renata, assume a pasta o atual secretário especial, Gabriel Albino, que está executando o Plano Plurianual (PPA), apontado como um dos mais modernos do país.


“Renata tem um currículo invejável e sua competência é mais que comprovada, sendo uma das principais responsáveis - ao lado do Santoro - pela modernização fiscal do Estado, que possibilitou Alagoas a arrecadar mais, diminuir sua dívida e ampliar a capacidade de investimento, colocando Alagoas no topo da lista dos Estados, proporcionalmente, que mais investiram sua receita corrente líquida em 2022. Ele [Gabriel Albino] é um dos nossos melhores quadros. Vamos, agora, levar o Estado de Alagoas para um caminho próspero, que diminua desigualdades e que tenha capacidade de investir”, concluiu o governador.


O ministro dos Transportes e ex-governador, Renan Filho, também esteve presente na coletiva de imprensa onde elogiou o governador Paulo Dantas pelas escolhas, que vão dar continuidade aos avanços que o Estado têm obtido nos últimos anos.


“Quero parabenizar o governador Paulo Dantas pelas escolhas, que são inteiramente técnicas e que são a certeza de que o Estado seguirá crescendo e se mantendo firme economicamente, com planejamento, investindo cada vez mais e valorizando o servidor. Para o Governo Federal é extremamente confortável investir recursos em um ente federativo que passa tanta credibilidade como Alagoas. Tenho certeza que os próximos quatro anos serão de mais desenvolvimento e crescimento para Alagoas”, destacou.


Em sua oportunidade, Renata dos Santos ressaltou estar tranquila ao assumir a Sefaz, por saber que a secretaria está estruturada, que passou por um processo de modernização nos últimos anos, que acabou sendo implantado pelas demais secretarias.


“Estou tranquila em assumir a Fazenda neste momento, pois teve um processo de modernização ao longo dos anos. Temos um grande projeto na parte tributária e tenho certeza de que seguir com esse projeto vai contribuir bastante com o governador, para que a gente consiga manter o nível de investimento. Estou feliz em voltar pra casa, animada, e, pela primeira vez, a Fazenda vai ser uma casa feminina. Acredito que vamos dar nossa cara. A Fazenda vai continuar no ritmo dela, mas com o meu jeito. Desejo boa sorte para o George e ao Gabriel. Tenho certeza de que ele vai ser um secretário de Planejamento excelente”, ressaltou a nova secretária da Fazenda.


Já Gabriel Albino, que estava no cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento do próprio órgão, afirmou que a Seplag está pronta para decolar, e que já tem o projeto do PPA [Plano Plurianual]. “O desafio maior vai ser o planejamento para os próximos quatro anos de governo, ouvindo a população. É o maior desafio da minha profissão como técnico. Sou grato e espero corresponder dentro das exigências do governador e do povo alagoano. A história vai mostrar a virada de chave que ocorreu em Alagoas, que poucos Estados fizeram”, disse.


Por fim, George Santoro agradeceu ao governador Paulo Dantas pela oportunidade de estar à frente da Sefaz desde o início de sua gestão e fez um breve resumo de como encontrou o estado quando assumiu em 2015. “A organização financeira do Estado era muito ruim. Não havia realidade contábil. Éramos o quinto mais endividado do País e o mais pobre, com todos os indicadores sociais negativos, e agora somos referência nacional em capacidade de investimentos com recursos próprios”, concluiu.


Minicurrículos

Renata dos Santos é natural do Rio de Janeiro, é economista de formação pela UFRJ e, atualmente, mestranda em Administração Pública pela Fucape Business School.  Em Alagoas, ocupou o cargo de superintendente de Política Fiscal (2015 - 2016) e também atuou como secretária Estadual do Tesouro alagoano entre abril de 2016 e abril de 2022 na Sefaz. Desde maio de 2022 está como Secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.


Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno atuou como secretário especial de Planejamento e Orçamento da Seplag por três anos. Ele é formado em Direito e faz mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 


Advogado por formação, Gabriel acumula vasta experiência nas áreas de Orçamento, Fazenda, Gestão e Planejamento. Por mais de 12 anos, ele ocupou diversos cargos de liderança na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, seu estado de origem. Nela, Gabriel Albino atuou como superintendente de Gestão e Finanças, de 2018 a 2019, foi chefe da Administração Fazendária em 2010, além de trabalhar por mais de três anos como diretor de Planejamento e Orçamento.