27/03/2023 15:51 | Saúde

Paulo Dantas acompanha retomada das cirurgias ortopédicas no HGE

Governador também percorreu os corredores do hospital e conversou com pacientes e servidores

Ao lado do secretário de Saúde, Gustavo Pontes, governador enfatizou que a atenção à saúde é prioridade

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas esteve no Hospital Geral do Estado (HGE), na manhã desta segunda-feira (27), para acompanhar a retomada das cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidade, que haviam sido paralisadas em 2020, em decorrência da pandemia pela Covid-19. A meta é realizar cerca de 100 cirurgias por mês na unidade, que é porta de entrada para casos de urgência e emergência no Estado.

Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, o governador enfatizou que a atenção à saúde é prioridade e que Alagoas conseguiu superar a crise provocada pela queda brusca na arrecadação do ICMS.

“A saúde é uma das nossas prioridades e vamos seguir investindo cada vez mais para oferecer o melhor atendimento, a melhor estrutura para a população. Superamos a crise provocada pelo corte do ICMS, conseguimos arrumar a casa e seguimos cumprindo com os nossos compromissos junto aos hospitais e fornecedores. Vamos seguir investindo e ampliando cada vez mais a rede de saúde no Estado”, destacou.

Serão entre 100 e 150 cirurgias por mês, garantindo um fluxo maior e mais agilidade para os pacientes. Já as cirurgias de alta complexidade continuam sendo realizadas por outros hospitais, entre eles o Regional da Mata, o Veredas (Maceió) e o Carvalho Beltrão (Coruripe).

O governador Paulo Dantas e o secretário Gustavo Pontes, acompanhados pelo diretor do HGE, Fernando Fortes, aproveitaram a oportunidade e percorreram os corredores do hospital para conversar com os profissionais da saúde e pacientes, ouvindo as principais demandas.

O secretário Gustavo Pontes enfatizou a preocupação da Sesau em desafogar as filas de atendimento na unidade hospitalar, ampliando as redes de atendimento nas UPAs e demais hospitais do Estado, priorizando os atendimentos de urgência e emergência.

“O Governo tem investido nas UPAs, em grandes hospitais na capital e no interior, bem como nas clínicas da família, para que a população, que não esteja em situação de urgência e emergência, procure as unidades mais próximas, desafogando as filas de atendimento no HGE. Temos muito o que fazer ainda, mas estamos trabalhando para sanar todos os problemas”, disse, Gustavo Pontes.

Secretário cirurgião

Médico por formação, com especialidade em ortopedia, o secretário Gustavo Pontes realizou uma das cirurgias ortopédicas nesta segunda-feira (27). A paciente, de 63 anos, é oriunda da cidade do Pilar e possuía uma lesão no punho esquerdo.

De acordo com o secretário, serão quatro dias cirúrgicos por semana, uma média de 6 a 8 cirurgias, a depender da procura.