06/09/2023 12:51 | Tecnologia e InovaçãoInstitucionalDesenvolvimento Econômico

Paulo alinha cooperação de Alagoas com Universidade Tongji, em Xangai

Parceria com instituição acadêmica chinesa desenvolverá projetos de urbanismo, mobilidade, tecnologia, turismo e futebol

Governador destacou potencialidades de investimentos em Alagoas

Wendel Palhares

No terceiro dia de agenda oficial do Governo de Alagoas na China, o governador Paulo Dantas se reuniu com os diretores da Universidade Tongji e avançou nas tratativas de cooperação técnica entre as universidades estaduais e uma das principais universidades chinesas. Na reunião desta quarta-feira (06), a comitiva discutiu caminhos para intercâmbio e desenvolvimento de projetos nas áreas de planejamento urbano e mobilidade da região metropolitana de Maceió, de ciência e tecnologia, de turismo sustentável e de futebol. A expectativa é que a assinatura do termo de cooperação seja feita em outubro, com uma missão chinesa em Alagoas.

“Alagoas tem interesse em dar um salto nas parcerias com as principais universidades do mundo para desenvolver projetos que transformem a realidade do alagoano”, disse Paulo Dantas. A comitiva foi recebida pelo chanceler da universidade, Shou’em Fang, que desejou que a cooperação técnica produza a troca de conhecimentos entre países-irmãos. “Nós temos cerca de 5 mil intercambistas por ano e é nosso desejo que Alagoas faça parte deste grupo”, afirmou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Silvio Bulhões, reforçou o interesse de Alagoas neste intercâmbio, principalmente na área de pós-graduação.

TURISMO

Já o vice-reitor da Universidade Tongji, Yongqi Lou, defendeu que a cooperação traga uma contribuição importante na área de ciência e tecnologia. “Somos a universidade com maior influência na urbanização da China e temos também como missão ajudar outros países a se desenvolverem”, explicou.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, com a cooperação técnica também será possível ter uma ajuda da universidade chinesa na execução do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável, o PDITS. “Considerando que a China é um grande emissor de turistas e que os chineses têm uma essencial relação com a natureza, pensamos que é interessante construir juntos políticas públicas de um turismo que preserve o meio ambiente no Estado de Alagoas”, apontou Bárbara.

TONGJI

Uma das principais universidades do mundo, a Universidade Tongji foi fundada em 1907, conta com dez campi, com 40 mil alunos, sendo 20 mil de pós-graduação, e 2 mil docentes. É responsável por 55% dos projetos de infraestrutura de Xangai e de boa parte da China. É a universidade com mais doutores no país asiático e é responsável pelo desenvolvimento dos projetos de 90% das superpontes, 70% dos supertunéis e 70% dos arranha-céus da China como o Xangai Tower, a segunda torre mais alta do mundo.