Paula Dantas assume Secretaria Extraordinária e reforça que a primeira infância é uma das prioridades do governo
Linha de trabalho da nova pasta será fortalecer o que já foi executado e ampliar as possibilidades, para garantir uma primeira infância saudável no Estado

Médica Paula Dantas assinou termo de posse no domingo 1º de dezembro
Thiago Sampaio
Fabiana Barros / Ascom Secria
A relevância do trabalho desenvolvido pelo Programa Criança Alagoana (Cria), desde 2015, evidenciou a necessidade de priorizar, ainda mais, a primeira infância em Alagoas com uma secretaria específica. Para assegurar a continuidade do trabalho e ampliar as ações voltadas às crianças de 0 a 6 anos e às gestantes em condições de vulnerabilidade social, a médica Paula Dantas foi empossada neste domingo (1º) como secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria). As atribuições da pasta estão definidas na Lei Estadual nº 7.965, de 9 de janeiro de 2018.
Desde que Paulo Dantas assumiu o seu primeiro mandato, a secretária recém-empossada vem acompanhando as ações do Cria, com foco na área da saúde, devido a sua identificação profissional. “A linha de trabalho será fortalecer o que foi executado até agora e ampliar as possibilidades, a fim de garantir uma primeira infância saudável para o público em condição de vulnerabilidade social. A assistência, a educação e a saúde continuam sendo os eixos de trabalho, mas já estamos analisando outras possibilidades para um melhor resultado”, afirmou Paula Dantas.
Segundo a secretária, em todo o Estado, 142 mil pessoas são beneficiadas com o Cartão Cria e recebem, mensalmente, R$ 150, a fim de ajudar na alimentação e outras necessidades básicas das crianças e gestantes. Além disso, o Governo do Estado já inaugurou 26 Creches Cria, de um total de 200. Todas com recursos próprios do Estado. O terreno é doado pelo município e a gestão fica sob à sua responsabilidade. As creches são entregues pelo Governo do Estado totalmente equipadas com móveis, eletrodoméstico, entre outros itens.
Uma das maiores entregas do Cria foi o Hospital da Criança, que começou a funcionar em abril do ano passado. Até novembro, o número de crianças atendidas no ambulatório chegou a 8.154. Foram realizados 1.344 exames de imagens (Raio-X) e 141 ultrassons 30.011 exames laboratoriais. Outra iniciativa do Cria é o programa Creche Segura, que capacita agentes em noções de primeiros socorros. Em 2022, foram capacitados profissionais de nove creches.
Biografia
Paula Cintra Dantas é médica formada pela Faceres, em São José do Rio Preto (SP), e pós-graduanda em Sono, pelo Hospital Albert Einstein. Foi presidente da Liga de Humanização, de Geriatria e vice-presidente da Liga de Fisiologia da faculdade na qual estudou. Tem participado ativamente das ações do Cria, tanto na área da saúde, quanto na primeira infância e assistência social.
Editorias
Acervo do Zé RonaldoAcervos especiais
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria