17/04/2023 10:32 | Segurança

Pátio de Custódia da Polícia Civil é um marco nos 100 dias de governo Paulo Dantas

Espaço de 40 mil m² localizado em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, abriga veículos apreendidos em operações policiais


Espaço conta com câmeras de segurança e equipe de policiais civis de plantão, 24 horas

Neno Canuto


Ascom PC

"A inauguração desse pátio é um marco para a Segurança Pública de Alagoas, em especial para a Polícia Civil, porque teremos agora um local adequado para colocar todos os carros apreendidos em operações policiais e que estão espalhados pelas delegacias em todas as regiões do Estado". A declaração é do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, sobre o Pátio de Custódia da Polícia Civil de Alagoas.

 

O espaço de 40 mil metros quadrados, localizado no município de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, representa um marco histórico para a PC alagoana, resolvendo um problema antigo de falta de um espaço adequado de bens automotores apreendidos. Inaugurado no dia 19 de março, o Pátio de Custódia trará benefícios aos policiais civis e a toda a sociedade alagoana.

 

O delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, informou que para a transferência dos veículos – realizada logo após a inauguração do espaço – foi montada uma força-tarefa, com empresas de guinchos para o transporte até o pátio. Os espaços para colocação dos veículos foram divididos por regionais da Polícia Civil, facilitando a organização e identificação dos veículos.



 

Também foram instaladas câmeras de segurança e o local conta com equipe de policiais civis de plantão, 24 horas. Uma força-tarefa foi planejada, inclusive com o uso de vários caminhões-guincho, para transportar os veículos de todo o Estado para o terreno.

 

 Em Maceió, as primeiras unidades policiais beneficiadas foram a Central de Flagrantes, Delegacia de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tiveram 100% dos veículos recolhidos e levados para o novo Pátio de Custódia da Polícia Civil. No interior, o trabalho de remoção começou pela Central de Polícia Civil de Arapiraca.

 

Gustavo Xavier reitera que a meta é zerar a demanda e esvaziar os pátios de todas as delegacias e unidades da Polícia Civil de Alagoas, onde cerca de 700 carros e 3 mil motocicletas que se encontravam amontoados.


 

Ações 


Gustavo Xavier destacou também as ações desenvolvidas durante o mês de março relativas às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, entre elas a Operação Átria, a maior já realizada no país no combate à violência contra a mulher em razão do gênero, e que teve a efetiva participação da Polícia Civil alagoana.

 

Iniciada em 1° de março e encerrada no dia 31 de março, em Alagoas, a operação resultou em 79 presos por suspeita de feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking), descumprimento de medidas protetivas, entre outros crimes.

 

As ações foram coordenadas pelas delegadas Ana Luiza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Kristynne, que atuam nas Delegacias de Defesa da Mulher da Capital.

 

Foram realizadas 62 prisões de autores de violência de gênero, 274 vítimas atendidas pelas Delegacias de Defesa da Mulher, 137 ocorrências de denúncias verificadas, 152 visitas/diligências realizadas, 89 Medidas Protetivas de Urgência requeridas, 29 palestras, cursos e ações pedagógicas ministradas, com um efetivo utilizado de 314 policiais no estado, com total geral de indicadores de 1.309 ações.

 

Também participaram delegadas, delegados, escrivães e policiais civis de diversas unidades policiais, Delegacias de Defesa da Mulher da Capital e de Arapiraca, Oplit, Tigre, dentre outros.

 

Além disso, foram realizadas palestras em Maceió e nas regiões do Serão, Agreste e Litoral Norte e distribuída uma cartilha com orientações sobre o combate aos crimes de violência doméstica e familiar.