26/01/2023 10:24 | Meio Ambiente

REINCIDÊNCIA

Passa de R$ 600 mil valor das autuações emitidas para a Prefeitura de Rio Largo

Autos de infração aplicados pelo IMA/AL são por causa do impacto do despejo de esgoto em área de manancial que abastece 65% da população do município

Fiscais do IMA retornaram ao local e constataram que grande quantidade de esgoto continuava sendo lançada comprometendo captação de água da Casal

Ascom IMA

Clarice Maia/ Ascom IMA

Os autos de infração emitidos pela fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) à Prefeitura de Rio Largo já somam R$ 626.430 mil. Os fiscais retornaram ao local onde grande quantidade de esgoto estava sendo lançada em área de captação de água da Casal e encontraram ainda mais problemas.

As obras de drenagem que estavam sendo tocadas pela prefeitura do município de Rio Largo reúnem uma série de problemas e renderam quatro autos de infração: lançamento de efluentes sem tratamento no ambiente, no valor de R$ 500 mil; falta de licença ambiental, em R$ 16.430 mil; supressão de vegetação, em R$ 50 mil; falta de outorga para emissão de água no ambiente, mais R$ 50 mil.

O extravasamento de grande quantidade de esgoto compromete a captação de água da Casal, o abastecimento de 65% do município e pode deixar bairros sem abastecimento por até 10 dias. Ao retornar no local da obra, na tarde da quarta-feira (25), os fiscais verificaram que o lançamento continuava a acontecer. Além disso, os representantes da prefeitura se recusaram mais uma vez a assinar as autuações. Na manhã dessa quinta-feira (26), a informação é de que o lançamento foi paralisado.

As amostras coletadas pelo técnicos da Casal estão sendo analisadas. Entretanto, os fiscais que estiveram no local informaram que as características da água apontam que há presença de esgoto sem qualquer tratamento. Toda a ação foi acompanhada por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).