24/01/2024 16:15 | Planejamento e Gestão

Parceria entre Ipaseal e Instituto de Identificação vai facilitar acesso dos usuários do plano à nova carteira de identidade

Em uma etapa paralela, servidores e funcionários do Ipaseal também terão acesso ao novo documento


Reunião definiu a logística para instalação de uma estrutura para dar entrada no documento

Aprigio Vilanova / Ascom Ipaseal


Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal

Uma parceria firmada entre o Ipaseal Saúde e o Instituto de Identificação viabilizará a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos usuários do plano de saúde.

Em reunião realizada nesta terça-feira (24), entre o diretor-presidente do Ipaseal, Adeilson Bezerra, e o superintendente do instituto, Erik Silveira, foi definida a instalação de uma estrutura para dar entrada no documento no prédio-sede do Ipaseal, sem a necessidade do deslocamento do usuário até o Instituto de Identificação.

O mutirão da CIN acontecerá no dia 19 de fevereiro, das 8h às 12h. O assistente da superintendência do Instituto, Lamon Leite, explica que para dar entrada na carteira será preciso os seguintes documentos: certidão original de nascimento ou casamento. (Não pode ser cópia), RG atual e CPF.

“Caso seja divorciado, levar a certidão com averbação no próprio documento. Todo processo será feito no local,  inclusive a foto. Pedimos para evitar roupa branca”, explicou Lamon. 

“Nos sentimos privilegiados com essa importante parceria. Ela facilitará o acesso dos nossos usuários, que em sua maiioria são idosos, à Carteira de Identidade Nacional, pois eles poderão solicitar e receber o documento na própria sede do Ipaseal. Aproveito para parabenizar o trabalho desenvolvido pela atual gestão, que, ao longo dos últimos meses, tem dado uma nova dinâmica ao Instituto de Identificação”, ressaltou Adeílson Bezerra.

Ele acrescenta que, em uma etapa paralela, servidores e funcionários do Ipaseal também terão acesso à nova carteira. Nesse caso, eles serão convocados a comparecer ao Instituto com a documentação obrigatória, a partir da próxima semana. 

Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país a emitir o novo modelo da carteira de identidade. Segundo Erik Silveira, o Instituto de Identificação tem ampliado os seus serviços principalmente dentro dos órgãos públicos por meio dessas parcerias. “De março de 2023 até agora, emitimos mais de 223 mil CIN em todo o estado”, afirmou.

"Hoje, foi um momento muito especial, porque conseguirmos firmar essa parceria, que atenderá não só os usuários do plano Ipaseal, mas, também, os servidores e funcionários, que terão acesso à nova Carteira de Identidade, que traz mais segurança, e a opção também de uma versão on-line do documento”, acrescentou Erik Silveira.

Participaram também da reunião, o coordenador executivo de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade do Ipaseal, Davi Almeida; o chefe de Gabinete, Ironaldo Melo; e a relações institucionais, Danúbia Barbosa, além dos representantes do Instituto de Identificação, o diretor-administrativo e o papiloscopista, Marcelo Casado e Lamon Leite, respectivamente.