17/02/2022 12:29 | TurismoDesenvolvimento Econômico

Parceria entre Governo e trade turístico fortalece desenvolvimento econômico de Alagoas

Setor está entre os que mais emprega no estado, gerando mais de 25 mil postos de trabalho diretos e cerca de 100 mil indiretos

Secretário Marcius Beltrão participou, nesta manhã, da cerimônia de posse dos presidentes das entidades do trade turístico que fazem parte do Maceió Convention

Lucas Meneses

Cecília Tavares

A parceria entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e as entidades do trade turístico tem sido muito positiva. Prova disso são os 25 mil empregos diretos que o setor gera no Estado, além dos cerca de 100 mil postos de trabalho indiretos. Os dados fornecidos pelo Maceió Convention - a Fundação para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas - revelam ainda que são pagos mais de R$ 34 milhões em salários todos os meses no segmento, além de ser a atividade econômica que mais paga Imposto Sobre Serviço (ISS) em Maceió.

Na manhã desta quinta-feira (17), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, participou da cerimônia de posse dos presidentes das entidades do trade turístico que fazem parte do Maceió Convention, junto ao Sebrae/AL e as secretarias de turismo estadual e municipal. O evento aconteceu no Hotel Jatiúca, em Maceió.

“A parceria das entidades com o Governo do Estado e com o Sistema S são fundamentais, para que a gente faça um projeto e um planejamento do turismo dentro daquilo que as pessoas mais buscam quando vem visitar Alagoas – nossa hotelaria, nossos bares, restaurantes, serviços, passeios e tantos outros produtos. O Governo de AL vem concretizando diversos convênios com as instituições, para dar suporte e qualidade ainda maior aos serviços de turismo no estado”, afirma o secretário Marcius Beltrão.

Na ocasião, foram empossados Milton Vasconcelos, pelo Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB); André Santos, pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL); Samuel Silva, pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-AL); Eutímio Brandão, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL); Afrânio Lages, pelo Sindicato das Empresas do Turismo (Sindetur-AL); Marcelo Marques, pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal); e Geraldo Câmara, pela Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet-AL).

De acordo com o presidente do MC&VB, a solenidade de posse conjunta mostra a força e a união do turismo de Alagoas. “Reforço sempre que é através dos laços, da unidade de ideias e da troca entre o público e privado, que foram construídos ao longo dos anos pelas gerações anteriores e continuada pelas atuais, que o setor em Alagoas se desenvolveu, ganhou visibilidade nacional e destaque entre as escolhas dos turistas”, explica Milton.

Turismo Seguro

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.

No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. O estado também registra 2.002 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.

As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.