18/03/2024 15:17 | Saúde

Pane em sistema do Ministério da Saúde suspende distribuição de medicamentos no Ceaf nesta segunda-feira

Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, órgão vinculado ao MS, está adotando todas as medidas necessárias para resolver o problema


O Ceaf é o responsável por distribuir medicamentos de alto custo para usuários do SUS

Carla Cleto / Ascom Sesau


Carla Cleto / Ascom Sesau

Em decorrência da suspensão do funcionamento do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, conhecido como Hórus, do Ministério da Saúde (MS), o atendimento aos usuários no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) está suspenso nesta segunda-feira (18). Com isso, a distribuição de medicamentos de alto custo, bem como, a renovação dos processos dos usuários já cadastrados, também não está ocorrendo.

 

Conforme a Gerência de Assistência da Sesau, o problema afetou as Farmácias de Alto Custo dos estados que são interligadas ao Hórus, que só podem realizar a distribuição dos medicamentos por meio deste sistema. O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), órgão vinculado ao MS, salienta, entretanto, que está adotando todas as medidas necessárias para resolver o problema e, desse modo, restabelecer a liberação dos medicamentos em todos os Estados.




A Gerência de Assistência da Sesau ressalta que, para maiores esclarecimentos, os usuários cadastrados no Ceaf podem entrar em contato com o componente por meio dos telefones 3315-6109 e 3315-6110.