11/05/2023 16:45 | Saúde

Pacientes do Hospital da Mulher recebem visita de palhaços do Projeto Sorriso de Plantão

Iniciativa ocorreu nesta quarta-feira (10) e proporcionou um dia inteiro de alegria aos pacientes


Palhaços do Sorriso de Plantão percorrem as alas do HM levando alegria e descontração

Divulgação


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

O Hospital da Mulher, uma das unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu, nesta quarta-feira (10), a visita do projeto de extensão Sorriso de Plantão, onde acadêmicos de Medicina, vestidos de palhaço, percorrem as alas hospitalares e levam alegria e descontração. A iniciativa representa uma ação de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) e foi concebida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

 

A interação dos palhaços com a equipe multidisciplinar, pacientes e acompanhantes ocorreu de forma lúdica, uma vez que a intenção do projeto é transformar aquele momento em uma experiência positiva para todos, reduzindo a produção de hormônios relacionados ao estresse, como epinefrina e cortisol. Os palhaços cantam, dançam, tocam violão, contam histórias, fazem desenhos e pinturas, sempre respeitando as limitações dos pacientes.

 

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital da Mulher, médica Andréia Rosana Almeida, comemorou a visita. “A ação promovida pelo Sorriso de Plantão descontraiu e emocionou nossos pacientes. Eles provocaram o que queríamos, que era justamente o sorriso desses pacientes, de seus acompanhantes e até dos nossos servidores”, afirmou.

 

Esta foi a primeira visita do Sorriso de Plantão à unidade em 2023, mas, em 2022, os extensionistas do projeto já haviam realizado duas visitas ao hospital. A partir de agora, o Sorriso de Plantão comparecerá mensalmente, durante todo o ano, para atender a programações temáticas, a exemplo do São João e Dia das Crianças.

 

A assessora técnica docente do Hospital da Mulher, professora Graciliana Swarowsky, destacou que as atividades do Sorriso de Plantão tornam o momento da internação menos traumático. “A internação é uma realidade tão abrupta, tão dolorida. Mas, o momento lúdico proporcionado por esse projeto, permite às pessoas imergirem nesse mundo encantado da fantasia e tudo fica muito mais leve”, concluiu a professora.

 

Sobre o Sorriso de Plantão

 

Iniciado em 2002, o Sorriso de Plantão é coordenado pela enfermeira Maria Rosa da Silva e orientado pelo médico pediatra Cláudio Soriano. O projeto de extensão da Ufal, em parceria com a Uncisal, foi o primeiro interdisciplinar do Brasil.

 

As atividades realizadas pelos palhaços de hospital diminuem a ansiedade e ociosidade, e o método utilizado pelos extensionistas é a Prática Integrativa Complementar (PIC), associada ao tratamento convencional das pessoas hospitalizadas, com a promoção terciária de saúde.

 

O Sorriso de Plantão faz visitas aos sábados a pacientes pediátricos e adultos internados nos hospitais da Criança, Dr. Hélvio Auto, Geral do Estado, Universitário, Metropolitano de Alagoas e Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A partir de agora o Hospital da Mulher também é um hospital parceiro, que passará a receber a vista dos palhaços em ações pontuais.

 

Cada palhaço de hospital é representado por um acadêmico extensionista e cada um deles tem uma história, características físicas e personalidade especiais. O nome de cada um é especial também, a exemplo da Drª Florescer, Drª. Fofete e o Dr. Zepelim. Eles chegam ao hospital em um trem imaginário e fazem questão de apresentar seus nomes aos pacientes.