12/06/2023 11:40 | Educação

Oportunidade: Educação abre inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes têm até o dia 30 de junho para garantirem vaga; programa busca estimular participação politica como exercício da cidadania

Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho no site da Câmara dos Deputados

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Rafaella Ramos - Ascom Seduc

Após dois anos de suspensão motivada pela pandemia da Covid-19, o programa Parlamento Jovem Brasileiro está de volta. Com o tema “A educação que queremos”, o PJB retorna, de forma presencial, para estimular estudantes do ensino médio a participarem ativamente do sistema político. A ideia do programa de educação para a cidadania, desenvolvido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, é proporcionar uma experiência única entre os estudantes, que podem, inclusive, simular uma sessão parlamentar e propor soluções para uma sociedade melhor.

As inscrições podem ser feitas, até o dia 30 de junho, no endereço eletrônico da Câmara dos Deputados: https://www.camara.leg.br/pjb. Pode se inscrever qualquer estudante com idade entre 16 e 22 anos que ainda não tenha participado do programa e que esteja regularmente matriculado no ensino médio ou técnico. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar. O Parlamento Jovem Brasileiro é dividido em três etapas - local, estadual e nacional, com esta última ofertando aos participantes a possibilidade de aprimorar, junto aos membros da Câmara Federal, as ideias que nascerem nos seus estados.

A etapa local será realizada entre os dias 24 de julho e 10 de setembro, com atividades acontecendo à distância, para que os alunos possam realizá-las em suas cidades, contando sempre com o apoio de professores voluntários. Nesta etapa, serão sorteados 40 estudantes por unidade da federação, cada qual sendo convidado a responder ao seguinte questionamento: “O que é importante transformar na Educação?”.

“Todos irão passar por uma formação online. O objetivo é permitir que eles realizem um trabalho de escuta na região onde vivem, levantando, assim, possíveis soluções para os problemas de determinada localidade”, explica o gerente especial de execução de programas e projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leandro Lima.

Já a etapa estadual acontece, também à distância, entre 11 de setembro e 10 de novembro, período em que a secretaria seleciona os quatro alunos a serem ‘sabatinados’ por uma comissão da Câmara, também composta por antigos jovens parlamentares. Por fim, na fase nacional - que acontece, em Brasília, de 5 a 7 de dezembro -, esta mesma comissão seleciona um estudante por estado. A Câmara dos Deputados, por sua vez, assume todos os custos para a realização desta etapa, arcando com despesas como passagem aérea, hospedagem e alimentação de estudantes e professores que acompanham os finalistas na capital federal.