18/05/2023 12:08 | Segurança

Operação Tosquia cumpre 20 mandados contra organização criminosa ligada a diversos crimes em Maceió e Rio Largo

Sete pessoas foram presas na capital e peças de veículos foram apreendidos durante a operação


Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordenou, nesta quinta-feira (18), uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa que atuava principalmente no tráfico de drogas e roubo de veículos.


A ação denominada Tosquia cumpre 13 mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Maceió e Rio Largo. As investigações foram realizadas pela Delegacia de Narcóticos (DNARC), da Polícia Civil, em parceria com o 4° Batalhão da Polícia Militar e constataram que o grupo criminoso vinha cometendo crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubos de veículos, principalmente motocicletas, em bairros da parte alta de Maceió e em Rio Largo.


A DNARC fez a representação dos mandados judiciais, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Eles serão cumpridos em Maceió nos bairros do Village Campestre, Chã da Jaqueira, Feitosa e São Jorge. Já em Rio Largo, as equipes policiais cumprem mandados no conjunto Cruzeiro do Sul.


O nome da operação – Tosquia - foi inspirado no ato de cortar a lã ou pelo de animais e faz alusão ao nome de um dos principais integrantes da operação, conhecido como Cordeiro. Esse indivíduo possui ligação comprovada com tráfico de drogas, assaltos e roubos.


Até o momento, sete pessoas foram presas em Maceió. Também foram apreendidas peças de veículos durante o cumprimento de alguns mandados. Os presos e o material apreendido serão encaminhados para a sede da DNARC, no bairro de Bebedouro.  


Efetivo empregado

Para o cumprimento dos mandados foram empregados policiais militares do 4° Batalhão, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Rotam. Já a Polícia Civil participou da ação com agentes da DNARC, do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da seção de capturas da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).


A Polícia Penal e o Grupamento Aéreo da SSP também participaram da operação. A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime e pode contribuir realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas por meio do Disque Denúncia.

As ligações para o 181 são gratuitas e o sigilo é garantido.