13/03/2023 12:09 | Segurança

USO ABUSIVO

Operação Na Base do Sossego apreende equipamentos de som em Maceió e Marechal Deodoro

Três pessoas foram autuadas e notificadas para se apresentar em audiência preliminar junto à Justiça


Uso de som de maneira abusiva tem sido combatido pela Secretaria de Segurança Pública

Ascom SSP


Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) registrou três apreensões de equipamentos sonoros durante mais uma operação do Programa Na Base do Sossego, coordenado pela Chefia de Articulação da Prevenção. As ações, realizadas por policiais militares que atuam nas Bases Comunitárias de Segurança (BCS), pertencentes ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), ocorreram nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.


Na capital, as apreensões ocorreram nos bairros Petrópolis e Rio Novo, no último sábado (11). Na primeira localidade, os militares da BCS do Osman Loureiro, pertencente ao 4º Batalhão da PM, flagrou o uso de som de maneira abusiva. Junto ao Copom foi verificado que o proprietário do local já havia sido denunciado diversas vezes pela perturbação do sossego.


Na operação, os policiais apreenderam um mini hi-fi system e duas caixas acústicas. Por causa da infração penal, foi agendada uma audiência preliminar junto ao Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se o indivíduo de 34 anos poderá ter o equipamento de volta ou não.



Em Rio Novo, os militares também encontraram um mini system sendo usado para perturbar o sossego alheio. Várias denúncias foram registradas pelo número 190 contra o dono do aparelho, que tem 42 anos de idade. Ele também deverá comparecer à Justiça para uma audiência. As duas aparelhagens de som foram levadas para a sede do 4º BPM e, em seguida, serão levadas ao Fórum do Barro Duro.


A terceira apreensão ocorreu nas proximidades da Praça do Padre Cícero, no bairro Baixa da Sapa, em Marechal Deodoro, no domingo (12). A perturbação do sossego estava acontecendo pelo uso de som automotivo. Assim como os dois indivíduos anteriores, o dono do veículo já havia recebido as orientações sobre as consequências do cometimento da infração e com isso teve o carro e os equipamentos apreendidos.


Além do Fiat Uno Mile Fire, de cor cinza e placa de Anadia-AL, os militares da 5ª Companhia Independente da PM também levaram ao Fórum de Marechal Deodoro três amplificadores, três super tweets, três alto-falantes, uma corneta, um aparelho reprodutor de áudio, um divisor de canal, uma fonte e uma extensão de 20 metros.


Em Maceió, as ações fiscalizatórias também aconteceram nos bairros Vergel do Lago, Ponta Grossa, Clima Bom e Chã da Jaqueira. Nessas regiões, as equipes conseguiram resolver o problema no local do fato. Equipes do 1º Batalhão da PM também participaram da operação.