12/12/2022 09:32 | Segurança

Operação Lei Seca registra 14 prisões em flagrante durante o mês de novembro em Alagoas

Ações ocorreram na capital e em mais quatro cidades do interior


Dinâmicas com frequentadores de bares e restaurantes premiaram os motoristas da vez

Leandro Santos / Ascom Detran


Ascom/Detran

Em defesa de um trânsito mais seguro, o Detran Alagoas, por meio da Operação Lei Seca, promoveu ações de fiscalização e educativas durante todo o mês de novembro, em vários municípios alagoanos.

 

No período. foram registradas 14 prisões em flagrante e 79 situações de alcoolemia, entre prisões, testes positivos e recusas ao etilômetro. As equipes da operação estiveram nas cidades de Maceió, Rio Largo e Pilar, além de União dos Palmares e Piranhas, onde contaram com o apoio do 2° e 9º Batalhões de Polícia Militar, respectivamente, e contabilizaram 26 veículos removidos e 36 CNH’s recolhidas.

 

Em suas operações, a Lei Seca vem intensificando a fiscalização, mas, também, reforçando as campanhas educativas desenvolvidas pelo Detran. A mais recente está relacionada à Copa do Mundo 2022 e foi intitulada de “Campeões do Trânsito”. Em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), as equipes percorreram os estabelecimentos antes dos jogos para conscientizar os torcedores sobre os perigos de combinar álcool e direção.

 

“Durante os jogos do mundial, em especial os jogos do Brasil, foram feitas dinâmicas com os torcedores que se encontravam nos bares e restaurantes, premiando com uma medalha aqueles que foram escolhidos por seus grupos como motorista da vez. Desta forma descontraída, aproveitamos para explicar os riscos que um motorista alcoolizado representa nas ruas”, explicou o tenente Emerson Correia, coordenador da Lei Seca.

 

E ele acrescenta que essas ações de conscientização têm obtido resultados positivos, sendo perceptível a mudança de comportamento das pessoas ao escolherem voltar para casa em segurança, passando a chave ou solicitando outro transporte. “A nossa missão não é causar medo, mas, sim, a transformação de comportamentos, só assim os resultados serão realmente eficazes”, concluiu.