09/11/2023 15:48 | Meio Ambiente

Operação Curupira intensifica ações na APA de Murici e apreende mais de 300 aves

Também foram apreendidas gaiolas, alçapões, armadilhas e armas; multas ultrapassam R$ 80 mil


Animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Maceió,

Ascom IMA/AL


Dálet Vieira / Ascom IMA

As equipes que realizaram ações intensivas durante a 24ª edição da Operação Curupira, entre os dias 1º e 7 de novembro, aplicaram R$ 88 mil em multas por infrações ambientais. A operação contou com a participação do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/AL), sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Os municípios alvos da operação fazem parte da Área de Proteção Ambiental de Murici, que contempla Murici, Messias, Branquinha, União dos Palmares, São José da Lage, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Nova, Joaquim Gomes e Flexeiras.




Durante as ações foram apreendidas 306 aves, dois jabutis, cerca de 360 gaiolas e alçapões, carcaças de tatu, 11 armadilhas do tipo tatuzeira, nove espingardas e um revólver. Vale frisar que as armadilhas foram destruídas no local e as armas de fogo foram recolhidas pelas equipes do BPA/AL. 


Já os animais encontrados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Maceió, onde vão receber cuidados veterinários e, os que estiverem aptos à soltura, retornarão para a natureza. 




Algo que sempre chama a atenção das equipes é o grande número de apreensões de aves silvestres em situação de cativeiro ilegal. Outra problemática também encontrada na região é a caça predatória, uma prática que ameaça a biodiversidade e desequilibra o ambiente.




Diante disso, a população pode colaborar com os órgãos ambientais denunciando através do aplicativo IMA Denuncie, para o Batalhão de Polícia Ambiental pelo número: (82) 98833-5879 ou para o ICMBio: (81) 99147-6666.