14/03/2023 14:37 | Segurança

Operação Átria prende 19 acusados de violência contra a mulher em Maceió

Entre os crimes praticados estão tentativas de feminicídio, lesões corporais, estupro de vulneráveis e descumprimento de medidas protetivas


Operação Átria contou com a participação da maioria de policiais mulheres em sua execução

Rafael Dourado / Ascom PC


Ascom Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas realizou uma megaoperação nesta terça-feira (14), em Maceió, com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação é um desdobramento da Operação Átria, que está sendo desenvolvida em todo o Brasil.

 

Dezenove pessoas foram presas durante a ação policial, e um homem, tripulante de um cruzeiro, acusado de estupro, foi detido e encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher 1, onde foi ouvido e tomadas as providências legais. Acusado e vítima são oriundos de São Paulo.



 

A mulher, vítima do crime, também é tripulante do navio, e após registrar Boletim de Ocorrência (BO) solicitou medidas protetivas de urgência, que foram encaminhadas pela Polícia Civil para a Justiça, a quem cabe decretá-las. Ela narrou que teria sido dopada antes de ser estuprada, o que caracterizaria estupro de vulnerável.

 

A operação teve a participação de 160 policiais civis, a maioria mulheres, dentre agentes de polícia e escrivães. Foram mobilizadas 50 viaturas, com a presença e acompanhamento de 14 delegadas de polícia, dentre elas as de Defesa da Mulher da capital, Ana Luíza Nogueira, Paula Mercês e Kelly Kristine, e Maria Fernandes Porto, de Arapiraca.

 

Foram cumpridos 67 alvos/ações, destacando-se o cumprimento de mandados de prisão, descumprimentos de medidas protetivas de urgência e análises/averiguações de disque-denúncia.

 

A delegada Ana Luíza Nogueira informou que entre os crimes praticados pelas pessoas presas estão tentativas de feminicídio, lesões corporais, estupro de vulneráveis e descumprimento de medidas protetivas.

 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, acompanhou a operação e destacou sua importância, até pelo seu formato, com a participação da maioria de mulheres em sua execução. Ele lembrou a atenção que o governador Paulo Dantas tem dado as questões relacionadas à mulher desde que assumiu o cargo.



 

O delegado-geral Gustavo Xavier disse que a Polícia Civil está trabalhando diuturnamente para o cumprimento de mandados de prisão, e atenta especialmente aqueles onde as vítimas são pessoas vulneráveis, inclusive as mulheres.

 

“A PC de Alagoas está desenvolvendo diversas ações com o objetivo de efetivar medidas visando à redução da violência contra as mulheres”, acrescentou o delegado-geral. Ele anunciou que ainda neste mês de março esse tipo de operação será estendido ao interior do Estado.