22/03/2023 18:38 | Desenvolvimento Humano

ONU-Habitat reúne representantes do Governo para aprimorar Vida Nova nas Grotas

Oficina debateu estratégias para melhorar o programa, que será expandido para o interior


Oficina do Vida Nova nas Grotas busca definir estratégias urbana e inclusiva de desenvolvimento sustentável no Estado

Edivan Ferreira / Agência Alagoas


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Com a participação de representantes de diversas secretarias de Governo, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) promoveu uma oficina de imersão do Programa Vida Nova nas Grotas, nesta quarta-feira (22), para debater melhorias para o projeto. A iniciativa faz parte do Visão Alagoas 2030, que busca promover uma estratégia urbana e inclusiva de desenvolvimento sustentável no Estado.



 

“Esse projeto macro tem como objetivo apoiar o Governo do Estado, tanto na produção de dados como também na produção de recomendações e estratégias para melhorar políticas urbanas como o Vida Nova nas Grotas”, disse a analista de Programas da ONU-Habitat, Paula Zacarias.

 

Paula lembrou que no ano passado foi realizado um laboratório de planejamento e projetos, que teve como objetivo realizar atividades de imersão em dois dos principais programas do governo, o Vida Nova nas Grotas e o Minha Cidade Linda.

 

“O objetivo é pensar como esses dois programas estão sendo implementados e discutir junto com um grupo amplo de servidores, sociedade civil e outros atores, estratégias de melhorias para continuar fortalecendo e melhorando a qualidade de vida dos moradores das grotas. Esse ano, como continuidade do laboratório, a gente está realizando oficinas de imersão junto com as novas equipes do Governo e, agora, com a coordenação do Vida Nova nas Grotas, que até o ano passado não existia”, acrescentou.



 

“A ideia com a oficina é ouvir as outras secretarias, as novas equipes técnicas que de certa forma atuam nas grotas e discutir estratégias de melhorias do programa a partir do que cada órgão pode implementar, dentro das suas atribuições”, complementou.

 

Representando a primeira-dama e coordenadora-geral do Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, a coordenadora executiva do programa, Isabelle Cerqueira, disse que “a finalidade da oficina é encontrar todas as secretarias para, juntos, pensarmos em melhorias a serem realizadas nessas comunidades em situação de vulnerabilidade. É muito enriquecedor unir todas os órgão para poder levar essas ações de maneira contínua, porque o objetivo do programa é, justamente, deixar as pessoas assistidas”.

 

“Precisamos estar lá prestando esse atendimento, visto que a população dessas comunidades anda carente de serviços sociais. Então, essa imersão, em parceria com a ONU Habitat, que propôs estratégias de ações para serem realizadas dentro das grotas, de maneira muito eficaz, mostra que, juntos, poderemos alcançar objetivos e aumentar os dados de indicadores que nós queremos alcançar”, completou Isabelle Cerqueira.

 

Desde 2017, o ONU-Habitat atua em parceria com o governo de Alagoas na elaboração de diagnósticos, estratégias e ampliação das capacidades técnicas que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável. A agência tem cooperado com dados, informações e diretrizes para apoiar os atores a implementarem iniciativas que melhorem os indicadores urbanos e socioeconômicos locais, sobretudo dos assentamentos mais precários de capital, Maceió.