25/05/2023 13:11 | Governo de Alagoas

ONU-Habitat e Governo de Alagoas lançam recomendações para evolução de programas urbanos estaduais

Estudos são resultado do Laboratório de Planejamento e Projetos, iniciativa que busca conectar programas às agendas globais de desenvolvimento


Relatórios foram impressos com o apoio da Imprensa Oficial do Estado de Alagoas

Minne Santos


Minne Santos / ONU-Habitat

Como fazer com que programas estaduais de transformação urbana se tornem políticas públicas permanentes e sustentáveis? Essa é uma das perguntas respondidas pelo Laboratório de Planejamento e Projetos, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizada em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto Pólis.

 

Nesta quinta-feira (25), as instituições disponibilizaram dois relatórios produzidos no âmbito do projeto, que analisou programas de impacto para a população alagoana: o Vida Nova nas Grotas e o Minha Cidade Linda. Para ler os documentos, basta acessar o site http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.

 

Inspirada nos Urban Labs, ferramenta do ONU-Habitat para fomentar o planejamento urbano participativo, a metodologia promoveu diversas atividades de imersão nos programas com o intuito de identificar suas principais demandas. A partir dos resultados, foram desenvolvidas estratégias, soluções e abordagens inovadoras para que as iniciativas sejam aperfeiçoadas e, sobretudo, que estejam conectadas às agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável.

 

No Laboratório, as iniciativas foram analisadas de forma colaborativa e a partir de diferentes óticas, que levaram em consideração suas escalas, impactos socioeconômicos e a relevância de ambos os programas para a agenda da gestão pública local.

 

“Esse é um ponto de partida para que possamos avaliar programas públicos, reconhecer potencialidades e estabelecer, cada vez mais, a adoção de processos participativos na gestão pública. A ideia é que o Laboratório de Planejamento e Projetos se torne um fórum permanente de discussão e cocriação de políticas públicas e de replicabilidade de boas práticas para outras iniciativas”, pontua a analista de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias.

 

Os relatórios foram entregues ao governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, durante uma missão realizada em Alagoas pela oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes, no início de maio. As recomendações são um dos resultados do projeto Visão Alagoas 2030, uma iniciativa do ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas que promove o fortalecimento da prosperidade urbana inclusiva e sustentável no estado.

 

“Queremos dar continuidade a essa parceria que tem dado importantes frutos. Que sigamos em frente de mãos dadas, trabalhando por boas políticas para Alagoas”, reforçou o governador Paulo Dantas na ocasião.


Para saber mais sobre o Laboratório de Planejamento e Projetos e outras iniciativas do ONU-Habitat em Alagoas, acesse http://visaoalagoas2030.al.gov.br/.