09/02/2024 12:18 | Educação

Ônibus passam por manutenção preventiva antes da volta às aulas

Rede estadual de ensino disponibiliza 450 veículos adequados para o transporte dos estudantes, na capital e interior do estado


Frota da Seduc conta com 219 ônibus, mas regime de colaboração com municípios garante outros 231 circulando em todo o estado

Thiago Ataíde/Ascom Seduc


Manuella Nobre/Ascom Seduc

Com reinício das aulas marcado para o próximo dia 15 de fevereiro, a Superintendência de Frota e Transporte Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acelera os preparativos para garantir que todos os alunos da rede estadual de ensino tenham acesso ao transporte escolar, assegurado àqueles que residem a mais de dois quilômetros da escola em que se encontra matriculado para mais um ano letivo.


Durante toda esta semana, os veículos vêm passando por serviços de manutenção preventiva, garantindo, assim, a retomada do serviço. Em 2023, cerca de 80 mil alunos da rede estadual fizeram uso do transporte escolar, número que deve se repetir este ano, segundo a Superintendência de Frota. Para ter acesso ao transporte, o pai ou responsável pelo estudante menor de idade deve efetuar cadastro junto ao Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete), conforme portaria disponível no endereço eletrônico https://educacao.al.gov.br/documentos/category/353-portarias-2024.



A unidade de ensino também deve ser comunicada, considerando todos os critérios descritos na referida portaria. “Vale destacar que estudantes com deficiência têm prioridade. O mesmo vale para quem tem altas habilidades [superdotação] ou sofre do transtorno global do desenvolvimento (TGD), bem como para estudantes com problemas crônicos de saúde e que, por isso, têm dificuldade de locomoção”, explica o superintendente George Paes, acrescentando também será contemplado o aluno que possuir laudo médico entregue no ato de solicitação do transporte escolar.


Ao todo, a rede pública estadual dispõe de 450 ônibus. 219 veículos integram a frota da própria Seduc e percorrem as rotas que compreendem as cidades de Maceió, Arapiraca e Rio Largo. Os demais veículos (231) são cedidos aos municípios que aderiram ao regime de colaboração com o Governo de Alagoas.