01/11/2023 15:25 | InfraestruturaInclusão Social

Ong RIOinclui visita Alagoas para conhecer o programa Vida Nova nas Grotas

Equipe do projeto carioca conhece trabalho do Governo de Alagoas voltado às comunidades vulneráveis


Ong conheceu os programas alagoanos que são referências para todo o país

Matheus Nascimento / Ascom Vida Nova nas Grotas


Tainá Luz / Vida Nova nas Grotas

A primeira-dama e coordenadora do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, recebeu nesta quarta-feira representantes da Organização Não Governamental RioInclui, da cidade do Rio de Janeiro, para apresentar o trabalho voltado às comunidades vulneráveis realizado pelo Governo de Alagoas. A equipe do projeto carioca busca a expertise do Estado com um intercâmbio que acontece entre os dias 1 e 3 de Novembro.




Na abertura, foram realizadas apresentações técnicas dos programas alagoanos que são referências para todo o país, como o Vida Nova nas Grotas, o Vida Nova na Sua Casa e o Cria. Além disso, a presidente da ong RIOinclui, Isabel Gimenes, expôs as ações dos programas que atendem às favelas cariocas para uma troca de experiências.


O encontro em Alagoas foi promovido após uma visita do governador Paulo Dantas e da primeira-dama à favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, para conhecer as atividades do RIOinclui. A ong está à frente do Programa Moradia e Acesso, que transforma a realidade habitacional de pessoas com deficiência e seus familiares em situação de vulnerabilidade social.


Na etapa alagoana do intercâmbio, a equipe carioca terá também a oportunidade de visitar as obras de mobilidade urbana e parques lineares nas grotas do Cigano e da Freira. 




Marina Dantas reafirmou a busca constante pelo aprimoramento dos programas governamentais para levar mais dignidade aos alagoanos. "Receber a Isabel e todos do RIOinclui em nossa capital para uma troca de experiências é muito valoroso. Estamos aqui para unir os esforços, reproduzir ideias que já dão certo em outros estados e ser também referência para eles. Estamos prontos para nos aprimorar cada vez mais e transformar a vida de mais alagoanos", retratou Marina.  


A abertura do encontro contou também com a presença dos secretários Mozart Amaral (Transporte), Rui Palmeira (Infraestrutura), Maria Silva (Mulher), Aline Rodrigues (Cidadania), Gustavo Pontes (Saúde), Paula Dantas (Cria), Renata Santos (Fazenda), Gabriel Albino (Planejamento) e Katia Born (Assistência), além dos representantes da Onu-Habitat, Paula Zacarias e Alex Rosa.