12/07/2023 16:44 | Cultura

Oficina de Maracatu para Mulheres celebra a força feminina na percussão e na cultura brasileira

Grupo Percussivo Yá Dandara realiza oficina gratuita nos dias 15, 22, 29 de julho e 5 de agosto


Maracatu do Yá Dandara

Ascom Secult


Ryan Charles / Ascom Secult

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e promover o acesso aos instrumentos percussivos e ao fazer artístico e cultural, o grupo Yá Dandara, em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promove a Oficina de Maracatu exclusivamente para mulheres. 


A inscrição é gratuita e conta com o apoio do Museu Théo Brandão. O curso será nos dias 15, 22, 29 de julho e 5 de agosto, das 14h às 16h, no Museu Théo Brandão. As interessadas, a partir de 14 anos, podem se inscrever preenchendo o formulário disponível aqui.


A oficina de maracatu do Yá Dandara é uma iniciativa fundamental para destacar o papel das mulheres na percussão e na cultura brasileira como um todo. É um espaço onde a força, a criatividade e a expressão femininas são celebradas e fortalecidas, proporcionando uma plataforma para que mais mulheres possam explorar seu talento musical e se conectarem com a riqueza cultural do nosso país.


"É de extrema importância o apoio às iniciativas que promovem e disseminam a cultura para mulheres em espaços inclusivos e empoderadores, como o Maracatu Yá Dandara. Essa iniciativa não apenas valoriza a participação feminina na cultura, mas também contribui para o fortalecimento e a diversidade do nosso patrimônio cultural", disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.


Maracatu Yá Dandara

O Maracatu Yá Dandara é um grupo percussivo formado por mulheres que têm como objetivo primordial dar visibilidade à arte e cultura alagoana, utilizando a percussão, a dança, os cânticos e a musicalidade nordestina e afro como elementos impulsionadores de suas ações e criações.


Fundado em 2022, o grupo conta com a orientação musical da talentosa Dani Lins e do percussionista Wilson Santos. Atualmente, é composto por trinta mulheres, que agora, por meio dessa oficina, estão abrindo oportunidades para novas integrantes se juntarem a essa jornada inspiradora.


Serviço

Oficina de Maracatu Para Mulheres

Onde: Museu Theo Brandão

Quando: dias 15, 22, 29 de julho e 05 de agosto, das 14h às 16h,

Link para inscrição: https://doity.com.br/oficina-de-maracatu-para-mulheres


Contato: (82) 98867-0982