10/03/2023 15:41 | Saúde

Oficina de Culinária na Pediatria do HGE ensina de forma criativa a ingestão de alimentos saudáveis

Ação temática coordenada pela equipe de nutrição do hospital acontece um vez por mês


Oficina de Nutrição na Pediatria do HGE orienta crianças e mães sobre alimentação saudável

Beatriz Castro / Ascom Sesau


Neide Brandão / Ascom Sesau

Uma mesa principal - decorada com pedacinhos de coco, sua maravilhosa água e docinhos -, além das outras mesas, exclusivamente para as crianças - com desenhos, lápis de cor e todo o aparato de aprendizado -, compõem o espaço das oficinas culinárias realizadas na Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

 

Coordenada pela equipe de nutrição do hospital, em parceria com o Centro Universitário Cesmac e Universidade Tiradentes (Unit), a ação temática acontece uma vez por mês, na área específica de cuidados pediátricos e diverte mães e crianças.

 

A nutricionista Rosemary Caldas, responsável pela ação, explicou que o projeto tem como objetivo orientar as mães sobre a importância dos alimentos saudáveis no dia a dia das crianças.  “Iniciamos trabalhando as frutas. Hoje, com o coco, que é muito utilizado na nossa região. É possível utilizar tudo deste alimento, desde a polpa, até a casca e a água. O coco é um alimento extremamente rico em gorduras boas, promove a saciedade e é muito importante para o sistema imunológico. Trabalharemos de forma lúdica com as crianças, elas vão aprender sobre o alimento, brincando e fazendo docinhos sem lactose e sem sacarose", salientou.



 

Sumara da Silva Alves, de 28 anos, é mãe da pequena Bruna da Silva, de 7 anos, que está internada no HGE, tratando de um edema no pescoço. Ela contou que essas atividades também vêm auxiliando no tratamento da filha. “Esse momento é importante para espairecer. Ela se diverte de verdade e eu também. Aprendemos novas receitas e socializamos com as outras mães e crianças, além das profissionais que são responsáveis pelas oficinas”, relatou a mãe.

 

Para Carolina Braga, coordenadora de Nutrição do HGE, as oficinas representam muito na educação nutricional das crianças internadas. "Esses momentos lúdicos e criativos, envolvendo a alimentação saudável, trazem muitos aprendizados para nossos pequenos, além de incentivar as mães acompanhantes e os próprios pacientes a levar para seu dia a dia, uma vida mais saudável após a alta hospitalar”, salientou.