21/03/2024 14:08 | Saúde

Odontopediatria do Hospital da Criança de Alagoas orienta sobre a importância da higienização bucal na primeira infância

Cuidar da dieta das crianças e da escovação dos dentes são algumas das dicas que os pais e responsáveis devem seguir


Pequeno Erik Gabriel, de 6 anos, participou da dinâmica educativa na Sala de Espera do Ambulatório de Especialidades

Nataly Lopes / Ascom Sesau


Nataly Lopes / Ascom Sesau

A boca é muito vulnerável ao aparecimento de bactérias, causando desconforto e dor e, por isso, é essencial cuidar bem da saúde bucal, principalmente, durante a fase do desenvolvimento infantil. Com base neste princípio, a odontopediatra Adriana Seabra, que atua no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, orienta os pais e responsáveis sobre a importância da higiene bucal desde a primeira infância e do acompanhamento com um odontologista. 

Para manter uma boa higienização bucal, é necessário escovar os dentes todos os dias e cuidar da dieta da criança, evitando o excesso no consumo de doces. A especialista também recomenda que os pais devem levar, a cada seis meses, a criança ao dentista, caso não tenha nenhum tipo de lesão na cavidade oral, além de usar creme dental com flúor e usar o fio dental.

“Como odontopediatra, acho muito importante conversar com os pais sobre higienizar a boca das nossas crianças, porque muitos deles acham que os dentes de leite não precisam ser limpos. Muitos deles também acreditam que não precisam ter um cuidado tão grande com os dentes das crianças, quanto à atenção dispensada aos dentes permanentes dos adultos”, salienta a profissional Adriana.




E, na quarta-feira (20), em alusão ao Dia Mundial da Saúde Oral, a equipe de odontologia do HCA realizou duas ações educativas. No primeiro momento, foi promovida mais uma edição do projeto “Sala de Espera”, destacando a importância da higienização da boca. Para isso, os profissionais da área deram dicas e instruções importantes para os acompanhantes, bem como para os pacientes que estavam aguardando serem atendidos no Ambulatório de Especialidades.

Erik Gabriel, de 6 anos, foi uma das crianças que estava empolgada a participar da dinâmica e escovou os dentes da prótese dentária disponibilizada pela equipe. No ano passado, ele precisou ser internado no HCA devido a doença de Kawasaki e, durante a internação, também recebeu as orientações dos dentistas da unidade, visando manter a boa higienização bucal.

“Eu vim para uma consulta com o Erik Gabriel e participei desse momento enquanto aguardava ser chamada. Estou aqui para incentivar a escovação dos dentes das crianças. Você não sabe o quanto é importante ensinar a sua criança a escovar os dentes, assegurando que ela mantenha a boca saudável e evitando que ela venha a sentir dor”, enfatiza a avó do garoto, a aposentada Terezinha de Lima. 

Depois das dicas passadas pelos profissionais na espera do Ambulatório de Especialidades, as crianças receberam como brinde um lápis, que continha um dente desenhado e também puderam brincar com as próteses dentárias. Para finalizar o dia, a equipe de odontologia participou de uma capacitação sobre a importância e o manejo odontológico em pacientes com doenças infectocontagiosas, com a cirurgiã dentista e professora do Centro Universitário Cesmac, Karlla Almeida.