12/10/2023 08:05 | Educação

Observatório Cepa é tema de palestra na Mostra de Astronomia da Ufal

Evento aconteceu na quarta-feira (11) no Instituto de Física


Adriano contou a história do Observatório e falou de projetos em astronomia na rede estadual

Ana Paula Lins / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Cepa, foi tema de uma palestra da Mostra de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na apresentação, que ocorreu nessa quarta-feira (11), o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, relatou a história do observatório e falou dos projetos em astronomia em andamento na rede estadual de ensino.


Para uma plateia composta por estudantes e professores do Instituto de Física da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Adriano fez um apanhado dos 14 anos de existência do espaço e destacou as principais ações empreendidas na instituição.


“O projeto do OAGLL nasce ainda em 2004 e, a partir de 2009, ele finalmente ganha sua sede física no Cepa. Trata-se de um projeto único, o primeiro observatório astronômico público de Alagoas e um dos poucos no país que é direcionado para a Educação Básica. E nestes 14 anos ele vem desenvolvendo uma série de ações, dentre as quais observações públicas, cursos de astronomia, projetos de iniciação científica em astronomia, planetário digital e, agora, o planetário fixo, o primeiro de Maceió”, enumera Adriano.


Diretor do Instituto de Física da Ufal e coordenador da Mostra de Astronomia da Física, Elton Malta diz que Adriano foi um dos primeiros convidados para as palestras. “Quando montamos a programação da Mostra, quisemos chamar pessoas com uma contribuição relevante para o ensino, divulgação e pesquisa em astronomia. Conheço Adriano há muito tempo e admiro o trabalho que ele realiza junto a estudantes da Educação Básica. E, como aqui estão jovens que, futuramente, serão professores de física, fiz questão de convidá-los para que nossos alunos conheçam as ações desenvolvidas no OAGLL”, explica Elton.


Promovida pelo Instituto de Física da Ufal nesta terça e quarta-feira (10 e 11), a Mostra de Astronomia contou com uma vasta programação que incluiu palestras e exposições sobre diversas ações e fenômenos, a exemplo do eclipse solar que acontece no próximo dia 14.