23/02/2023 18:24 | Educação

CIÊNCIA

Observatório Astronômico do Cepa promove sessões de planetário neste sábado

Exibição começa às 19h e, para participar, interessado deve se inscrever no link https://bityli.com/uZxU8


As inscrições podem ser feitas até às 15h de sábado e cada sessão tem capacidade para, em média, 30 pessoas

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Você já tem programa para sábado à noite? Cinema? Barzinho com os amigos? Ficar em casa ‘maratonando’ séries? E que tal conhecer os principais fenômenos celestiais? Eis a proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com as sessões do planetário do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), que está localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.

 

E o melhor de tudo é que o evento, aberto ao público, é inteiramente gratuito, e com exibições a partir das 19h de sábado (25). Na ocasião, será exibido um vídeo de 30 minutos, com o participante tendo uma experiência interativa dos principais fenômenos do universo, a exemplo de cometas, meteoros e constelações.



 

E para participar é muito simples: basta acessar o link https://bityli.com/uZxU8 e preencher um formulário. As inscrições podem ser feitas até às 15h de sábado. Cada sessão tem capacidade para, em média, 30 pessoas.

 

O OAGLL integra a estrutura do Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite) da Seduc e conta com o único planetário fixo de Maceió. Até então, as sessões do planetário aconteciam em um domo itinerante que percorria as escolas e em cuja cúpula ocorriam as exibições.

 

“As sessões do planetário são uma experiência fantástica. Elas nos permitem conhecer melhor o nosso universo. Além disso, possuem um cunho educativo, propiciando uma percepção muito mais ampla do céu e do espaço. Por isso, recomendo a todos que gostam de astronomia a se inscreverem”, destaca Andréa Maciel, diretora do Cecite.