21/07/2023 15:56 | Infraestrutura

Obras do governo melhoram qualidade de vida da população de Igaci

Paulo Dantas entrega diversas obras de infraestrutura e novo conjunto habitacional com 50 casas no município

As 50 novas casas do Conjunto Habitacional Marinita Oliveira Barbosa, em Igaci, devem beneficiar 200 pessoas

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas e o prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa, inauguraram, nesta sexta-feira (21), a melhoria urbana de diversas ruas do município, que receberam pavimentação em paralelepípedos, numa extensão de 2 km, e investimentos de R$ 1,2 milhão do Tesouro Estadual. Foram entregues ainda 7,5 km de pavimentação asfáltica, pelo Programa Pró-Estrada, onde também foram investidos recursos próprios, na ordem de R$ 6 milhões.

Pelo Programa Alagoas de Ponta a Ponta, o município de Igaci foi contemplado com a obra urbanização do povoado Lagoa do Capim, que incluiu a reforma da praça, implantação de academia ao ar livre, playground e a pavimentação asfáltica no entorno. Na obra foram investidos de R$ 420 mil, do Tesouro Estadual.

“Estamos muito felizes de estarmos aqui para entregar uma série de obras em Igaci. Isso demonstra para o município, para Alagoas, que o trabalho conjunto favorece toda a sociedade alagoana", pontuou o governador.

Paulo Dantas anunciou que outras obras serão executadas pelo Governo do Estado na cidade, a exemplo da pavimentação asfáltica do trecho que liga o município de Igaci a Palmeira dos Índios, por meio do Programa Alagoas de Ponta a Ponta, com investimentos na ordem de R$ 26 milhões.

Novas casas

Além das obras dos programas Minha Cidade Linda e Pró-Estrada, Paulo Dantas, o secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, e o prefeito Petrúcio Barbosa inauguraram o Conjunto Habitacional Marinita Oliveira Barbosa. O valor investido na obra foi de cerca de R$ 5 milhões, do Tesouro Estadual.

"A entrega dessas casas vai garantir cidadania, dignidade e respeito às pessoas que mais precisam. São casas de quase 41 metros quadrados, que vão dar todas às condições para aumentar a autoestima dessas famílias, para que sejam mais felizes e melhorem suas vidas", destacou o governador.

Paulo Dantas lembrou que nos últimos quatro anos o governo federal não deu atenção à questão habitacional, mas o governo estadual, desde a gestão de Renan Filho, tem investido em programas próprios para reduzir o déficit habitacional em Alagoas, com a reforma e construção de novas unidades habitacionais em todo o estado.

Destacou também a importância da reativação do Programa Minha Casa, Minha Vida, pelo presidente Lula, e agradeceu o apoio que vem recebendo das bancadas federal e estadual para a execução de obras em Alagoas.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira, observou que, por meio de convênios de melhorias habitacionais, a Seinfra está realizando obras de reformas e construção de novas moradias em 28 municípios alagoanos.

"Dentro do Programa Vida Nova na Sua Casa, vamos entregar casas também em Dois Riacho e Cacimbinhas. Fomos o primeiro estado brasileiro a apresentar projetos dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, para construção de 1.600 unidades habitacionais em Maceió, e vamos trabalhar por outros projetos em Alagoas", assegurou o secretário.

As 50 novas casas entregues em Igaci, que devem abrigar 200 pessoas, contam com cinco cômodos cada: dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de uma área externa para lavanderia. O local possui todo o sistema de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana.

O prefeito Petrúcio Barbosa agradeceu a parceria com o Governo de Alagoas, que permitiu, não só a construção do novo conjunto habitacional, mas obras de infraestrutura em toda a cidade. "Graças a essas obras, a cidade de Igaci sofreu uma grande transformação e está ainda mais linda e estruturada".

Com a entrega das residências, o Governo do Estado contribui para o desenvolvimento do município e a redução do déficit habitacional, não só de Igaci, mas de todo o estado de Alagoas. "Antes, eu morava em uma casa que era da minha avó. Agora eu tenho minha moradia, pra mim, pros meus filhos. Agradeço ao governador Paulo Dantas, ao secretário Rui Palmeira, ao prefeito Petrucio", disse Aline Silva, ao ganhar sua casa do programa Vida Nova na Sua Casa.