24/02/2023 12:02 | Segurança

REDUÇÃO

Números da Lei Seca refletem conduta mais consciente no trânsito durante o Carnaval

Este ano, as situações de alcoolemia representaram apenas 4% do total de testes realizados


Agentes da Operação Lei Seca estiveram em diversos municípios e registraram uma redução das situações de alcoolemia

Ascom Detran


Ascom Detran

O período de Carnaval foi de muita festa por todo o Estado e, normalmente, onde tem folia tem bebida alcóolica. Por isso, os agentes da Operação Lei Seca estiveram em diversos municípios, atentos ao comportamento dos condutores, e registraram uma redução das situações de alcoolemia.

 

Este ano foram realizadas 18 bliz, 10% a mais que no ano passado, com uma redução maior no número de situações de alcoolemia registradas. Dos 837 testes aplicados, foram identificadas 34 situações de alcoolemia, o que representa apenas 4% do total. Em 2022, esse percentual foi de quase 7%.



 

“Trabalhamos intensamente para garantir que a combinação de álcool e direção não estragasse a festa de ninguém, e conseguimos. Ao lado da equipe de educação do Detran, atuamos com ações de conscientização durante as prévias carnavalescas, partindo, em seguida, para as fiscalizações, que este ano foram muito tranquilas e com menos irregularidades, o que nos deixa muito satisfeitos”, disse o major Eduardo Alex, coordenador da Lei Seca.

 

Vale lembrar que, este ano, os festejos voltaram à normalidade após a pandemia, e Alagoas teve muito mais pontos de festa que em 2022, quando várias cidades cancelaram seus eventos pelo aumento dos casos de Covid-19. Mesmo assim, com mais folia nas ruas, os números comprovam que as ações de educação promovidas pelo Detran e pelos demais órgãos de trânsito do Estado estão surtindo efeito.

 

“É possível notar nos números que há uma mudança real no comportamento dos condutores alagoanos. Tivemos mais festas e redução em diversas situações constatadas pelos agentes, o que comprova a eficácia do investimento em educação. Por isso, vamos continuar com esse foco e cumprindo nosso objetivo de salvar vidas”, afirmou o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.



 

Periodicamente, o Detran elabora campanhas educativas que fortalecem o trabalho de educação e conscientização e que são massivamente veiculadas em rádio, TV, outdoor, e disseminadas a partir de ações de marketing em diversos eventos.

 

Durante as prévias e os quatro dias de Carnaval, essas ações foram realizadas no Jaraguá Folia e também no Pinto da Madrugada, além de outros pontos de folia pelo Estado. Para a fiscalização, a Operação Lei Seca esteve em Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, São José da Laje e Murici.