01/12/2022 18:11 | Saúde

Número de casos de Aids cai em Alagoas, mas especialistas alertam sobre os cuidados com a prevenção

Enquanto de janeiro a novembro de 2021 foram notificados 340 casos, no mesmo período deste ano foram 292


Especialistas orientam sobre a importância dos uso de preservativos durante a prática sexual

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres/Ascom Sesau

Durante os próximos 30 dias, quando se realiza a Campanha Dezembro Vermelho, as autoridades de saúde de todo o mundo estarão voltadas para intensificar o alerta sobre as medidas de prevenção contra o vírus HIV, causador da Aids.

 

Em Alagoas, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), mesmo diante da queda do número de casos confirmados da doença, que passaram de 340 entre janeiro a novembro de 2021 para 292 no mesmo período deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta que não se deve ignorar os cuidados preventivos, uma vez que, apesar de ser possível conviver com a patologia, ela ainda não tem cura.

 

Por ser transmitida principalmente pela via sexual, os especialistas orientam sobre a importância da prática sexual protegida. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente os preservativos masculino e feminino, que podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 102 municípios alagoanos. Além do uso da camisinha, é necessário evitar o compartilhamento de seringas.

 

“Por mais que seja possível conviver com o vírus HIV, uma vez que existem os antirretrovirais, que são medicamentos distribuídos também pelo SUS, o vírus e a doença trazem muitas complicações e o tratamento pode gerar efeitos colaterais. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho, até porque as formas de proteção são simples e assegurada pelo aparato de saúde pública”, ressaltou o gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, enfermeiro Diego Hora.

 

PEP e PrEP – Ainda conforme o técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), além do uso do preservativo e do não compartilhamento de seringas, a prevenção ao HIV ocorre por meio da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Os dois métodos são disponibilizados pelo SUS e consistem em medicamentos que bloqueiam a ação do vírus da Aids no organismo da pessoa que se expôs ou irá se expor a ele, durante o comportamento de risco.

 

No caso de a exposição sexual de risco ter acontecido há menos de 72 horas, é recomendado o uso da PEP, que em Alagoas está disponível em Maceió, no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), Hospital Universitário (HU), Serviço de Assistência Especializada Dr. Marcelo Constant e no Serviço de Assistência Especializada do PAM Salgadinho. Já no interior, a estratégia é disponibilizada em Santana do Ipanema, no Hospital Clodolfo Rodrigues; e em Palmeira dos Índios, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Mas, no caso das pessoas que epidemiologicamente tenham maior risco de entrar em contato com o HIV, como os trabalhadores do sexo, por exemplo, a PrEP é a indicada, uma vez que ela consiste na combinação de dois medicamentos que bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. Atualmente, a PrEP está disponível no PAM Salgadinho e no HEHA, ambos em Maceió, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Arapiraca.

 

“Entretanto, é importante ressaltar que tanto a PEP quanto a PrEP trazem efeitos colaterais, não podem ser usadas indiscriminadamente. O uso do preservativo durante o ato sexual e o não compartilhamento de seringas ainda são as medidas mais simples e seguras para serem adotadas por todas as pessoas, visando a prevenção do HIV”, reforçou Diego Hora.

 

Diagnóstico

 

Com relação ao diagnóstico da doença, o gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Sesau orienta que ele seja realizado o mais cedo possível, após a contaminação pelo vírus HIV. Assim como ocorre com todos os problemas de saúde, quanto antes ocorrer o diagnóstico, aumentam as chances de não desenvolver a doença e de a pessoa infectada apresentar problemas decorrentes, como doenças oportunistas.

 

“Por isso, ter acesso precoce a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus e, no caso das gestantes, as chances de não terem filhos com HIV é de 99%, caso sigam o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto, evitando transmissão vertical. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde, conquista qualidade de vida. Desse modo, se a pessoa se expôs a uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, é necessário fazer o teste anti-HIV”, recomendou Diego Hora.

 

Em Alagoas, além dos exames laboratoriais, é disponibilizado também o Teste Rápido de HIV, cujos técnicos foram capacitados pela equipe do Programa Estadual de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para saber em qual unidade o Teste Rápido está disponível, cujo resultado é divulgado em cerca de 30 minutos, basta ligar para o número 136 ou acionar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de origem do usuário, que não precisa temer em se expor, uma vez que todo o processo é sigiloso.

 

Sintomas e Tratamento

 

Ainda conforme Diego Hora, quando ocorre a infecção pelo vírus da Aids, os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar e, por isso, a maioria dos casos passa despercebida e a pessoa infectada pode ficar assintomática por vários anos. Entretanto, com o passar do tempo, as células de defesa começam a funcionar com menos eficácia e o organismo fica vulnerável às infecções comuns, surgindo febre, diarreia, emagrecimento e suores noturnos.

 

“Daí por diante podem surgir as doenças chamadas oportunistas, como a tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, alguns tipos de câncer e as hepatites virais. Daí o porquê da importância do diagnóstico precoce, da realização do tratamento com os 22 antirretrovirais disponibilizados desde 1996 pelo Ministério da Saúde, além do cuidado permanente com a saúde, para que se tenham vida longa e com qualidade”, salientou o gerente.