Novos procuradores do Estado tomam posse nesta terça-feira
Mais 13 advogados públicos reforçarão o trabalho da PGE após serem aprovados em concurso público

Novos concursados terão curso de formação com grandes juristas de renome nacional
Ascom PGE
Iara Malta
Tomam posse nesta terça-feira (19), no Palácio República dos Palmares, às 14h, os 13 novos procuradores do Estado, aprovados no mais recente concurso público. A solenidade será conduzida pelo governador Klever Loureiro e pela procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy. O ingresso de mais procuradores na Procuradoria-Geral do Estado acontece em um intervalo de 12 anos e inicia uma nova fase da advocacia pública de Alagoas, fortalecendo a defesa do Estado e auxiliando na formatação de políticas públicas importantes para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Para a procuradora-geral, Samya Suruagy, a posse será o primeiro ato representativo da sua gestão e marcará o novo momento da PGE. “A chegada dos 13 novos procuradores acontece quando a Procuradoria está em renovação. Eles trarão melhor qualidade no trabalho prestado pela PGE e terão mais qualidade organizacional e física para executarem suas funções”, disse Samya Suruagy.
Os novos procuradores ingressam na carreira com o diferencial de ser a primeira turma a participar de um curso de formação antes de iniciar as atividades laborais. O curso foi organizado pelo Centro de Estudos da PGE, coordenado pelo procurador Luís Vale, e trará grandes juristas de renome nacional para tratar sobre assuntos relacionados à advocacia pública, além de treinamentos de utilização dos sistemas de trabalho da PGE.
HISTÓRICO
O concurso público para ingresso dos procuradores que tomam posse nesta terça-feira teve início em outubro de 2021, com mais de 4.500 candidatos na disputa por 15 vagas. A nomeação foi realizada em março deste ano, pelo governador Renan Filho. Todos os 13 empossados atuarão nas coordenações setoriais da PGE, após a conclusão do curso de formação.
Os procuradores do Estado são representantes do Estado, tanto de forma judicial como extrajudicial. Eles defendem os interesses públicos e coletivos, lutam pela preservação da legalidade e da moralidade pública, orientando e analisando contratos administrativos, convênios, projetos de lei e editais de licitação. Pela união destas atividades em prol do Estado e parceria com os outros poderes, a advocacia pública estadual atua de forma importante na construção de políticas públicas para os alagoanos.
Editorias
Acervo do Zé RonaldoAcervos especiais
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria