01/04/2022 10:59 | Saúde

Novos hospitais de Alagoas realizam juntos 1,5 milhão de exames e mais de 7 mil cirurgias

Unidades foram entregues pelo Governo do Estado através do Programa de Regionalização da Saúde em Alagoas

Catarina Magalhães

Suely Melo

Os cinco novos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), entregues pelo Governo do Estado, já realizaram juntos 7.432 cirurgias e 1.592.663 exames de imagens e clínicos desde as suas inaugurações. As novas unidades, assim como as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), possibilitam um atendimento ágil e de qualidade para os pacientes, além de desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que antes atendia a maior parte da população alagoana. Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), ambos em Maceió; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, foram entregues por meio do Programa de Regionalização da Saúde em Alagoas, que causou uma revolução na saúde pública do Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, os hospitais foram entregues para assegurar assistência ágil e de qualificada para a população alagoana. “Nós construímos hospitais, UPAs e Clínicas da Família em cada canto desse Estado. Sabemos que a população ainda precisa de muito mais, mas o governo Renan Filho fez uma revolução na saúde alagoana. Há mais de 40 anos que não se entregava um hospital e nós entregamos cinco em tempo recorde. Hoje a população tem acesso a uma saúde ágil, humanizada e próxima às suas residências”, destacou.

HM - O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM) foi o primeiro dos cinco hospitais inaugurados. Ele foi aberto no dia 29 de setembro de 2019, com o intuito de ser uma unidade especializada no cuidado da saúde da mulher alagoana e materno infantil. Após a chegada da pandemia da Covid-19 a Alagoas, o hospital mudou seu perfil assistencial, passando a atender exclusivamente pacientes infectados com o coronavírus. A mudança ocorreu no dia 30 de março de 2020, seis meses após a inauguração.

Foto: Ascom\Sesau

Durante esse período de pandemia, os casos de gestantes com risco eram levados para a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, no Centro. A maternidade voltou a funcionar no HM após os números da Covid-19 diminuírem no Estado, em dezembro de 2021. E na última quinta-feira (31), o HM deixou de ser referência para pacientes Covid-19.

Desde a sua inauguração, a unidade já realizou 2.201 cirurgias - entre retiradas de cisto benignos mamários, histerectomia, vesícula e hérnia - e 1.953 partos cesarianos, totalizando 4.154 procedimentos cirúrgicos. Além de 531.748 exames, sendo 19.384 exames de imagem, entre radiografias, tomografias e ultrassonografias e 512.364 exames laboratoriais. Lá também foram feitos 3.799 partos, sendo 1.953 cesarianas e 1.846 normais. 12.969 mulheres passaram pela classificação de risco.

HMA - O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado em Maceió, foi inaugurado em 15 de maio de 2020, no pico da pandemia do novo coronavírus para atender exclusivamente casos da doença em Alagoas. Em agosto de 2021, a unidade começou a mudar seu perfil de atendimento e passou a ser referência em procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, neurocirurgia, vascular e cardíaca.

No HMA já foram feitos 422 procedimentos cirúrgicos entre cirurgias gerais, plástica, ortopédica, cardiovascular, cabeça e pescoço, endoscopia e urologia. Lá já foram realizados 18.856 exames de imagem e 570.479 laboratoriais, totalizando 589.335 exames.

HRN - O Hospital Regional do Norte (HRN), localizado em Porto Calvo, foi inaugurado em 6 de julho de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus para atender pacientes acometidos pela Covid-19. No dia 19 de novembro do ano passado, a unidade mudou seu perfil assistencial e passou a atender outros casos.

Lá já foram realizadas 741 cirurgias e 109.050 exames, sendo, 8.018 raios X, 100.579 exames laboratoriais e 453 exames de imagem, entre ultrassonografia, tomografia e eletrocardiograma. A unidade faz cirurgias de Média e Alta Complexidade em cirurgia geral e ortopédica, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, anestesiologia, nefrologia, diagnóstico por imagem e cardiologia.

Foto: Ascom Sesau

HRM - O Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no município de União dos Palmares, foi inaugurado em 5 de outubro de 2020. Desde sua abertura, a unidade sempre foi porta aberta para urgência e emergência, com classificação de risco e demanda espontânea.

Com o aumento significativo da Covid-19 em Alagoas, em dezembro de 2020, chegou a ser instalada na unidade, uma Enfermaria e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para prestar assistência aos pacientes acometidos pela doença. Mas, em agosto deste ano, com a queda nos números da ocupação de leitos no Estado, elas foram fechadas.

Lá já foram feitos 2.108 procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, urologia, geral e ginecologia. Além de 24.018 exames de raios-X, 291.230 exames laboratoriais e 9.934 tomografias, totalizando 325.182 exames.

HRAS - O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, foi inaugurado no dia 21 de julho de 2021, exclusivamente para o tratamento de pacientes infectados com a Covid-19. No dia 11 deste mês de março, a segunda parte foi inaugurada e passou a ser “porta aberta” para o atendimento geral de toda população.

Com menos de duas semanas de atendimento, a unidade já realizou sete cirurgias, sendo partos, apendicectomia e cirurgia ortopédica. Além de 3.098 exames de imagem, 1.436 tomografias computadorizadas e 1.662 raios-X e 35.686 exames laboratoriais, somando 37.348 exames no total.