01/06/2022 08:49 | Serviços

Novo modelo de CNH começa a valer nesta quarta-feira (1) em Alagoas

Documento possuirá código internacional utilizado nos passaportes e poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos


Novo modelo da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) começará a ser emitido nesta quarta-feira (1) em Alagoas

Divulgação / Senatran


Bianca Pymentel

 O novo modelo da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) começará a ser emitido nesta quarta-feira (1), pelo Detran/AL. Além de mudanças no layout, o modelo novo possibilitará a inserção de nome social e de nome da filiação afetiva dos usuários, caso optem por isso.  

O Detran/AL teve papel fundamental na mudança, que ocorrerá e passará a valer em todo o país, visto que o setor de tecnologia da informação do departamento foi convidado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para testar e implementar o sistema.

 A decisão sobre o novo modelo da CNH é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. O documento contará com informações impressas em português, inglês e francês, que facilitará o seu uso em outros países. 

  Constará também o desenho dos veículos correspondentes a cada categoria da CNH, (assim como ocorre em carteiras de habilitação expedidas em outros países) e em destaque (na cédula) as letras “P” para CNH provisória e “D” para CNH definitiva.

 Também será incorporado à CNH um código internacional utilizado nos passaportes, que vai permitir o embarque dos condutores em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

 O novo layout ainda trará uma tabela com informações acerca dos tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, junto com dados referentes ao exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

 Porém, é preciso lembrar que não há urgência de troca do documento para o novo modelo, já que a substituição ocorrerá gradualmente para o novo padrão, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.