04/01/2023 09:34 | Transporte

Nova gestão do Detran terá foco nas áreas de educação, habilitação e inspeção veicular

Marco Fireman foi nomeado diretor-presidente do órgão no último domingo (1)


Marco Fireman assume Detran na gestão de Paulo Dantas com uma vasta experiência administrativa

Leandro Santos/ Ascom Detran


Ascom Detran/AL

Com vasta experiência em gestão pública e privada, o administrador Marco Antônio de Araújo Fireman foi o escolhido pelo governador Paulo Dantas para comandar o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) a partir do dia 1º de janeiro. A intenção do novo gestor é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido com foco em três eixos principais: educação, habilitação e inspeção veicular para garantir maior segurança no trânsito e agilidade dos serviços ofertados à população.  

Segundo Marco Fireman, investir em ações educativas e de conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres é algo essencial e que contribui para a redução do número de acidentes de trânsito, uma grande preocupação do Detran. “Vamos desenvolver estratégias de segurança baseadas nas estatísticas. Está comprovado que as duplicações já realizadas no estado contribuíram para a redução dos números, o que mostra que, quanto melhor a qualidade de nossas estradas, menor o número de acidentes. Portanto, veremos de que forma o Detran pode participar de projetos de sinalização para melhorar essas rodovias e como pode reforçar a conscientização acerca da combinação perigosa de álcool e direção para garantir maior segurança viária em Alagoas”, disse.  

O novo diretor-presidente do órgão também pretende buscar alternativas para ampliar o serviço de exames práticos de direção veicular e eliminar a fila de espera existente para a realização do procedimento. Conforme já anunciado pelo governador Paulo Dantas, o Estado deve realizar um concurso público para o órgão que vai permitir a ampliação do efetivo de servidores, principalmente nas Ciretrans do estado, e possibilitar aceleração dos serviços nas áreas de vistoria e exames de habilitação.

  “Também vamos ver a possibilidade de dialogar com a Prefeitura de Maceió para implantação de um sistema de sinalização de trânsito inteligente para melhorar o tráfego na Avenida Fernandes Lima e em outras vias importantes da capital. Queremos contribuir com o município nesse quesito porque entendemos que isso vai fazer a diferença na vida das pessoas”, completou.

Quem é Marco Fireman

Marco Fireman é formado em administração de empresas, com especialização em gestão empresarial, e atuou em diversas empresas do setor privado voltadas à agroindústria, mercado imobiliário e entretenimento. Já presidiu a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL), a Associação Comercial de Maceió e o Consórcio do Planejamento Estratégico da capital alagoana.  

Em 2007, assumiu a Secretaria de Infraestrutura de Alagoas, onde foi responsável pela elaboração de políticas importantes de habitação, transporte, saneamento e infraestrutura hídrica. Por sua relevante contribuição ao governo estadual, Marco Fireman presidiu o Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Estado, o Conselho Estadual de Habitação, e foi vice-presidente do Fórum Nacional de Habitação. Após a saída da secretaria, assumiu a Presidência Nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.