15/09/2023 14:40 | Meio Ambiente

Nossa Praia: projeto do IMA vai mobilizar banhistas na praia do Sobral

Ação visa conscientizar a população para a preservação ambiental


Ação “A praia é nossa, o lixo é seu” vai circular por todo estado

Ascom IMA


Laura Nascimento* / Ascom IMA

Como parte das iniciativas que integram o Setembro Verde, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) vai intensificar as atividades abertas ao público durante todo o mês. Neste sábado (16), será realizado um mutirão de limpeza na praia do Sobral, no bairro Trapiche da Barra.


O projeto Nossa Praia tem o intuito de conscientizar os banhistas que “A praia é nossa, o lixo é seu”, em diversos locais do Estado. Contando com um parceiro de longa data, o Coletivo Praia Limpa, além do mutirão de limpeza, serão distribuídas sacolas biodegradáveis e terá uma oficina de pintura de ecobags.


A estimativa é que cerca de 100 pessoas participem da ação que tem o objetivo de chamar atenção para o descarte correto dos resíduos sólidos. O Nossa Praia, executado pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA desde 2015, promove atividades de sustentabilidade e conscientiza a população a respeito do gerenciamento de seus resíduos e da importância do cuidado com a natureza.


Na última ação do projeto foram coletados 60 kg de resíduos, após a coleta o lixo é distribuído de maneira seletiva e entregue ao descarte do município. Em breve serão contempladas as praias de Paripueira e Praia do Gunga, em Roteiro. 


Algumas das realizações do Nossa Praia são: a instalação de placas educativas nas praias e o aplicativo, de mesmo nome, onde podem ser encontradas informações sobre a balneabilidade das praias de Alagoas semanalmente, ainda, é possível acompanhar a previsão do clima e a tábua de marés.


*Sob supervisão