09/11/2022 11:52 | Cultura

Nos 112 anos de fundação, Deodoro abre inscrições para oficina de iluminação cênica

Serão dois dias de aulas, ministradas pelo iluminador técnico Edner Careca, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso


Com 26 anos de experiência, Edner Careca já criou, planejou e executou a iluminação de palco de centenas de espetáculos teatrais, clipes, filmes e shows

Divulgação / Ascom Diteal


Ascom Diteal

Espectro visível. Assim são chamadas as frequências de luz visíveis ao olho humano. Essas ondas eletromagnéticas são muito mais do que um fenômeno científico. Elas levam magia, encantamento e ajudam a contar histórias no teatro, na fotografia e no cinema. Para entender um pouco mais sobre esse universo, estão abertas as inscrições para a oficina “O princípio da luz”, ministrada por Edner Careca nos dias 14 e 15 de novembro, das 19h às 22h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. A iniciativa integra a programação de comemoração dos 112 anos de fundação do Teatro Deodoro.

Ao todo, são ofertadas 15 vagas. Os alunos participarão de dois dias de aula.  As inscrições são gratuitas e os interessados podem garantir o acesso através do link https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-iluminacao-cenica-o-principio-da-luz-com-edner-careca/1785267. Para participar é preciso ter, no mínimo, 16 anos de idade. Durante a oficina, por questões de segurança, os alunos devem usar tênis ou botas, porque vão trabalhar com energia elétrica.


A oficina de iluminação cênica é de caráter introdutório e tem como instrutor o iluminador técnico do Teatro Deodoro, Edner Careca. Com 26 anos de experiência na função, ele já criou, planejou e executou a iluminação de palco de centenas de espetáculos teatrais, clipes, filmes e shows. Careca também tem atuações como cenotécnico e diretor de fotografia.


Devido à complexidade do assunto, “O princípio da luz” será um apanhado para auxiliar o aluno a obter conhecimento necessário para conseguir diferenciar a iluminação no teatro e no audiovisual. “Na primeira etapa da oficina, vamos apresentar os materiais fundamentais para uma base de iluminação; cada tipo de refletor, suas funções e a sua forma de agir”, explica Careca.


Na segunda etapa, serão abordados o uso das gelatinas, o conceito do DMX 512 (um protocolo de comunicação digital), a ação de cada material, assim como os tipos de ângulo e potência. Os alunos ainda terão a oportunidade de descobrir como criar e desenvolver uma luz.

 

Aniversário de 112 anos do Teatro Deodoro

As comemorações do aniversário do palco centenário acontecem entre os dias 14 e 20 de novembro, com atividades das 8h às 22h. Haverá exposição, espetáculos teatrais, shows, feira e uma vasta programação com mais de 20 atrações em todo o Complexo Cultural Teatro Deodoro. Para conferir os detalhes, basta acessar o site diteal.al.gov.br.


Serviço

O QUE: Oficina de iluminação cênica “O princípio da luz”, com Edner Careca

ONDE: Teatro de Arena

QUANDO: Dias 14 e 15 de novembro, das 19h às 22h

INSCRIÇÕES: Gratuitas, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-iluminacao-cenica-o-principio-da-luz-com-edner-careca/1785267